Foi entregue na manhã dessa terça-feira (01), na sala do Comandante Geral, o kit de premiação pelo projeto inscrito e vencedor do prêmio INOVES (Inovação na Gestão Pública, Ciclo 2013, apresentado pela Polícia Militar referente ao Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).
A premiação foi entregue pessoalmente pelo Secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Pablo Rodnitzky e pelo Coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima ao Comandante Geral da PM, Cel Edmilson dos Santos e a toda equipe de coordenação do Proerd que estava presente no Gabinete do Comando. A premiação é composta de 01 Microcomputador, 01 Notebook, 03 Tablet e revistas informativas. O valor dos prêmios é de quinze mil reais e é destinado a equipe vencedora e não a instituição.
O Inoves é uma premiação que estimula, orienta, reconhece e mostra resultados concretos, alcançados por meio de práticas empreendedoras de gestão pública capazes de melhorar a vida do cidadão e servir de exemplo para outras iniciativas. O Inoves não se trata de abstrações ou de incentivo a ideias criativas apenas, mas sim, a trabalhos consistentes que fazem diferença para a sociedade e criam um efeito multiplicador.
O Proerd foi vencedor em uma das categorias mais difíceis e disputadas que é a “Resultados para a Sociedade”. O programa é organizado e desenvolvido pela Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária e sua equipe era formada pelas seguintes militares: Ten Cel Jailson Miranda, Cap Valc Rufino, 1º Ten Luiz Carlos Soares, 2º Ten Mauro Temporim, 2º Ten Wamberto Reis da Silva, Sgt Isaque Rodrigues, Cb Ronaldo Duarte e Cb Wagner Darci.
A PMES Implantou o Proerd em 2001 com a ideia e objetivo de minimizar a demanda pelas drogas a jovens estudantes do ensino fundamental. Com mais de 230 mil atendimentos diretos realizados e mais de 1 milhão indiretos, ou seja, por meio de palestras, seminários, encontros, recreios no quartel e ações sociais, o programa atua em escolas públicas e privadas passando para as nossas crianças e adolescentes todas as informações sobre as drogas e os prejuízos causados no seio familiar.
Além de reduzir a demanda pelas drogas, o Proerd tem como objetivos diminuir e controlar os índices de violência através de medidas preventivas de longo prazo, capacitar pais e familiares a auxiliarem crianças e adolescentes a buscarem a autonomia reflexiva e aptidões para não se envolverem em atos violentos e abuso de drogas e desenvolver ações policiais preventivas e educativas.
Apesar de ter sido implantado em 2001, foi a partir de 2011 que o novo modelo de gestão adotado pela Polícia Militar do Espírito Santo permitiu que fosse realizada em três anos a mesma quantidade de atendimentos realizada em dez. Com isso, o projeto se expandiu e ganhou outras ferramentas além da camiseta e do material didático, como uma mascote, por exemplo. Esse crescimento somente foi possível graças ao empenho de toda equipe que não poupa esforços para ver o sucesso do programa. “trata-se de um serviço extremamente gratificante, pois não estamos combatendo o crime após ele ter acontecido. Nós estamos preparando cidadãos para dizerem, de forma convicta, NÃO às drogas”. Afirmou o Cap Valc.
“O grande mérito do projeto é o resultado que ele traz para a sociedade, o que ele representa em nível de apoio de prevenção primária à segurança pública”, avalia o Ten Cel Jailson Miranda. O Proerd conta com 220 instrutores e trabalha com a meta de 70 mil atendimentos por ano, com a possibilidade de aumentar a quantidade de municípios atendidos.
O Secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Pablo Rodnitzky, fez a entrega da premiação e parabenizou toda a equipe da PMES envolvida no programa enaltecendo a dificuldade de se conduzir um trabalho tão complexo que envolve um dos grandes males da sociedade atual. O Secretário disse ainda que somos funcionários públicos, no entanto, é como seres humanos que temos que nos comportar quando estamos diante de um tema tão espinhoso que envolve toda a população.
O Comandante Geral da PMES, Cel Edmilson dos Santos, também fez questão de parabenizar toda a equipe do Proerd e destacou que o programa é uma de suas principais bandeiras de comando, pois entende a importância do combate às drogas ainda dentro das escolas, dificultando assim ao máximo a vida dos traficantes que desejam prejudicar o futuro de nossas crianças e adolescentes. O comandante também frisou que não é possível conduziu uma instituição do porte da Polícia Militar sem a ajuda de todos os militares envolvidos na engrenagem, nesse sentido o Proerd tem feito o dever de casa de forma brilhante e todos merecem o encômio do comando.
As inscrições para o ciclo 2014 podem ser feitas, exclusivamente, por meio do site www.inoves.es.gov.br, até o dia 20 de julho. As equipes vencedoras serão contempladas com o Troféu Inoves e um kit de equipamentos de informática no valor de R$ 20 mil.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573