A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) recebeu na tarde desta quinta-feira (12), no gabinete do Comando Geral em Maruípe, a visita oficial do Cônsul Encarregado de Segurança do Japão, Hiroyuki Nagata, e do Assessor Executivo, Marcelo Nakajima, que estão no Estado para firmarem novo termo de cooperação entre o governo do Japão, o Ministério da Justiça e a PMES.
Recepcionados pelo Subcomandante Geral, coronel Ruy Guedes Barbosa Junior, e por policiais militares da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC), a comitiva está conhecendo em linhas gerais o funcionamento de Segurança Pública do Estado, a estrutura organizacional da PMES e o modelo de policiamento comunitário implementado pela instituição.
Hiroyki questionou ao coronel Guedes a respeito da situação criminal do Espírito Santo em relação a outros estados. O Subcomandante informou que as unidades da federação registram dados estatísticos de forma autônoma, mas que comparativamente, de acordo com dados do Instituto Médico Legal (IML), desde 2010 os números no Espírito Santo apresentam uma redução na taxa de homicídios. “Em 5 anos tivemos uma redução de 59 para 39 no número de homicídios por 100 mil habitantes”, salientou o coronel.
O oficial esclareceu ao cônsul que a redução só foi alcançada graças aos investimentos que a Polícia Militar obteve em logística e pessoal aliadas ao reavivamento da metodologia de polícia comunitária como marco da atuação policial no Espírito Santo. Como exemplo, citou a “Patrulha da Comunidade” como elo de aproximação com a comunidade para a redução de homicídios e crimes patrimoniais.
O Encarregado da Segurança Japonesa afirmou que dentre os objetivos da visita técnica estão a colaboração com PM capixaba sobre conceitos do policiamento comunitário japonês e a aproximação entre o consulado e a PMES, por meio da DDHPC, representada pelo diretor adjunto, Tenente Coronel Jailson Miranda. “Para nós é importante aprender sobre a atuação da PMES para ajustar procedimentos operacionais de acordo com a realidade do Japão, nos casos de graves acidentes de trânsito, catástrofes naturais, entre outros”, ressaltou Hiroyuki.
A comitiva participa ainda de uma apresentação realizada pela DDHPC sobre a filosofia de Polícia Comunitária interativa pela PMES incluída no planejamento Estratégico como estratégia de sobrevivência da instituição.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573