A Polícia Militar do Espírito Santo, por intermédio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) realizou visita técnica ao Conselho Interativo de Segurança Pública de Piúma, na noite dessa terça-feira (03). O encontro foi na sede da Câmara Municipal de vereadores.
A reunião contou com um público de mais de 20 pessoas e com a presença do chefe da Divisão Corporativa de Polícia Comunitária e representando o Diretor de Direitos Humanos e Polícia Comunitária, Tenente-Coronel Emerson Caus, o prefeito, Sanuel Zuqui, a primeira dama e secretária municipal de Saúde, Francine Zuqui, do presidente do Conselho Interativo de Segurança Pública de Piúma (CONSEP), Jorge M. V. Mateus, do Subcomandante da 10ª Companhia Independente, capitão Warner Francesco Di Belém, comandante do 2º pelotão da 10ª Companhia Independente, subtenente Sérgio Antunes, chefe de Defesa Civil, Carlos Celso Cola Pereira, membros do CONSEP, dentre outras autoridades e vários segmentos da sociedade civil organizada.
O encontro teve início com explanações do Subcomandante da 10ª Companhia Independente, capitão Warner Francesco Di Belém, que deu as boas-vindas a todos e apontou os objetivos daquela visita.
Com o Conselho de Piúma, a Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária realizou sua 20ª visita técnica ao longo dos anos de 2015 e 2016 em todo Estado. Um de seus maiores objetivos é incentivar a continuidade desses trabalhos que se fragmentaram bastante após seu ápice nos anos de 1999 e 2000.
Para o chefe da Divisão de Mobilização Comunitária e Integração Institucional da DDHPC e palestrante do encontro, Major Sandro Roberto Campos, “o início de todos os trabalhos com a criação é algo relativamente fácil, porém, o grande problema ao longo dos anos é fazer com que as pessoas permaneçam unidas em torno de uma causa e que não desistam e se fragmentem. Observamos essas posturas em quase todos espaços visitados e participações muito fracas, mas o objetivo é realmente que todos acordem para que continuem unidos”.
O Presidente do Conselho Interativo local, Jorge M. V. Mateus, agradeceu a iniciativa muito positiva por parte da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária. “Estamos ansiosos para participar de possível encontro com os Conselhos Interativos que ainda estão em atuação no Espírito Santo com o intuito de somar e se unir em prol de atender às demandas da sociedade”.
O prefeito do município, Samuel Zuqui, parabenizou a presença da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária dando apoio ao Conselho Interativo de Segurança Pública de Piúma devido sua importância para a sociedade e pelo esforço dos conselheiros que trabalham como voluntários e sem remuneração em prol de tão grande causa.
Um dos vereadores do município, Mário Dantas, ressaltou a importância do Conselho para o município e da união com os demais órgãos de segurança pública para um maior atendimento das questões sociais.
Por fim, o Chefe da Divisão Corporativa de Polícia Comunitária da DDHPC, Tenente-Coronel Caus, agradeceu a presença e participação do prefeito e dos membros do Conselho Interativo de Segurança e se colocou juntamente com a Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária à disposição para quaisquer necessidades.
A visita foi encerrada com a entrega de um Diploma de Honra ao Mérito, expedido pela DDHPC e assinado pelo comandante geral da PMES, Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento, ao Conselho Interativo de Piúma como forma de reconhecimento dos relevantes serviços prestados à sociedade capixaba e pelos anos de existência e funcionamento.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573