A Polícia Militar, por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) realizou visita ao Conselho Interativo de Segurança Pública de Boa Esperança, na noite dessa terça-feira (22). A reunião contou com a presença e participação de várias autoridades civis e militares da região.
O município faz parte da área de atuação do 2º Batalhão da PMES e conta hoje com aproximadamente 15.000 habitantes, sendo a agricultura e a pecuária principal fonte de renda do local.
O evento foi aberto pelo representante do Conselho Interativo de Boa Esperança Renilton Fernandes, que realizou explanações sobre a realidade local do município, apresentando aspectos censitários e econômicos, e uma abordagem histórica sobre a atuação do Conselho.
Em seguida foi repassada a palavra ao subtenente José Marco Pereira, comandante do DPM de Boa Esperança pertencente à 2ª Companhia do 2º BPM, responsável pelo policiamento ostensivo no município e realizou explanações sobre dados criminais e resultados acerca da repressão e prevenção da localidade.
Em seguida, o chefe da Divisão de Mobilização Comunitária e Integração Institucional da DDHPC, major Sandro Roberto Campos, realizou a palestra às comunidades locais. Segundo o oficial, este é o 16º Conselho Interativo de Segurança Pública visitado. “Temos visto pessoas com muitas dificuldades de mobilização da sociedade. As reuniões devem contar com a população para que ela compreenda que os pleitos devem ser encaminhados e, ao mesmo tempo, os devidos acompanhamentos, sobretudo no tocante àqueles que não foram atendidos. Não participar é um direito, porém esta conduta em nada resolve o problema que, somados, acabam virando uma verdadeira bola de neve e se tornam cada vez piores. Temos levado a mensagem da continuidade, as políticas públicas em geral não podem sofrer tantas descontinuidades, uma vez que todos os esforços e investimentos acabam por chegar a lugar nenhum e a sociedade, por fim prejudicada", afirmou.
Em seguida, segundo o subcomandante do 2º BPM, major Fábio Fachetti parabenizou o capitão Gambarti e ao subtenente Marcos pelo árduo trabalho realizado, mesmo com tantas dificuldades. Enfatizou a necessidade da implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, para fins de articulação dos municípios na segurança pública e o fortalecimento dos Conselhos Interativos de Segurança Pública. Enfatizou ainda que o arcabouço de leis do país também é algo que dificulta em muito o trabalho policial o que também precisa ser de conhecimento da sociedade em geral.
Para o Prefeito de Boa Esperança, o Romualdo Milanezi, “a palestra ministrada foi de grande importância para que o Conselho de Segurança possa aumentar seus trabalhos em prol da comunidade do município e parabenizou os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pela Polícia Militar e Polícia Civil locais".
A visita foi encerrada com a entrega de um Diploma de Honra ao Mérito, expedido pela DDHPC e assinado pelo comandante geral da PMES, Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento, ao Conselho Interativo de Boa Esperança como forma de reconhecimento dos relevantes serviços prestados à sociedade capixaba pelos anos de existência e funcionamento.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573