A Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) realizou uma visita ao Conselho Interativo de Segurança Pública de Pinheiros, na noite dessa quinta-feira (17). A reunião contou com a presença e participação de várias autoridades civis e militares, além de gerentes de bancos, diretores de escolas, empresários locais entre outros segmentos da comunidade.
O município faz parte da área de atuação do 2º Batalhão da PMES e conta hoje com aproximadamente 26.000 habitantes, sendo a agricultura e a fruticultura a principal fonte de renda do local.
O evento foi aberto pelo o Vice-Presidente do Conselho Interativo de Pinheiros, Iverlan Moreira Barbosa, que realizou explanações sobre a realidade local do município sob aspectos censitários e econômicos, bem como realizou uma abordagem histórica sobre a atuação do Conselho. “Resgatar a imagem dos Conselhos em nosso Estado e mostrar as suas importâncias, despertou em nós a vontade de continuar esta empreitada”, ressaltou Iverlan.
Em seguida, o capitão Manoel Gambarti Júnior, comandante da 2ª Companhia do 2º BPM, responsável pelo policiamento ostensivo no município de Pinheiros, apresentou dados referentes à unidade, tais como efetivo disponível, logística empenhada, estatística e informações gerais sobre atuação da polícia em proximidade com a população, sendo um dos pilares para os trabalhos em sua gestão. "É preciso que a população trabalhe conosco e que juntos possamos fazer da prevenção nossa maior forma de atuação, sem desprezar a repressão que, infelizmente, se faz necessária para conter o avanço da criminalidade”, pontuou o oficial.
Segundo o major Sandro Roberto Campos, chefe da Divisão de Mobilização Comunitária e Integração Institucional da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária da PMES, a continuidade dos serviços é um pilares responsável pelo sucesso dos Conselhos Interativos. “Vale ressaltar a importância da continuidade, em não romper o que já foi iniciado e está dando certo. A sociedade civil organizada precisa saber o que é segurança pública e qual seu papel diante desse contexto e também qual o papel da polícia. Não podemos mais achar que a polícia é onipresente, onisciente e onipotente, temos limitações assim como todo o poder público. O diferencial é que, através da empatia, podemos nos respeitar mais e entendermos as limitações que os órgãos possuem, para assim prestarem melhores serviços à população através de encaminhamentos de pleitos às mais diversas instâncias superiores do Estado e municípios", afirmou o major.
Para o Prefeito de Pinheiros, Antônio Carlos Machado, a comunidade de Pinheiros necessita de integração para que ocorram bons resultados ao município. “Este diálogo foi uma aula com bastante didática e importância sobre segurança pública e trabalho integrado”, destacou Antônio Carlos.
A visita foi encerrada com a entrega de um Diploma de Honra ao Mérito, expedido pela DDHPC e assinado pelo Comandante Geral da PMES, coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento, ao Conselho Interativo de Pinheiros como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade capixaba.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573