Governo do Estado do Espírito Santo
14/07/2015 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 10h16

Polícia Militar realiza visita ao conselho de segurança em Aracruz

Na noite dessa terça-feira (14), a Polícia Militar, por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC), realizou mais uma visita aos Conselhos Interativos do Estado, desta vez em Coqueiral de Aracruz, região cuja responsabilidade do policiamento é da 3ª Companhia do 5º Batalhão.

Na oportunidade, por intermédio do chefe da Divisão de Mobilização Comunitária e Integração Institucional, major Sandro Roberto Campos, mais de quarenta pessoas participaram da reunião e receberam várias informações sobre segurança pública, polícia comunitária, mobilização social e a continuidade dos trabalhos dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública.

O evento foi aberto pelo Presidente do Conselho Interativo de Segurança Pública de Aracruz Orla, Evaldo Francisco de Carvalho, e pelo Comandante do 5º Batalhão da PM, tenente-coronel Alessandro Lube. Para Evaldo, “a palestra veio a fortalecer a continuidade dos trabalhos e potencializar os trabalhos mensais, aprimorando formas de mobilização das pessoas para participarem e criação de pautas e agendas com o poder público”.

Em seguida o comandante da 3ª Companhia do 5º Batalhão, tenente Audair Eugênio Gomes Sabino, realizou uma palestra informando os dados de sua organização, estatísticas, serviços realizados e ações para o futuro na localidade, destacando a importância da prevenção e os contatos que a população deve possuir junto com a PM local.

Para o tenente-coronel Lube, “A DDHPC vem dando um suporte muito relevante para o 5º Batalhão, no tocante ao trabalho de polícia comunitária, aproximando os comandos de companhias locais, seus graduados e demais policiais da população, sendo importante conquista para a PM e a sociedade como um todo.

Encerrando os trabalhos, o major Campos realizou uma palestra ressaltando a importância do trabalho de mobilização social e polícia comunitária como formas mais adequadas de trabalhos que podem fazer a diferença para mudanças de quadros de crimes locais através da participação social e mudanças de condutas e atitudes. Para o oficial “a garantia da segurança pública não pode ser focada apenas nas polícias, a população possui um dever de casa também, é preciso que os comportamentos mudem e que todos possam participar e se rebelar contra a criminalidade através da construção local de políticas públicas de segurança nesses espaços mensais dos Conselhos Interativos. A integração decorrente com os outros órgãos do poder público é fundamental para o sucesso do trabalho”.

Conselhos Interativos de Segurança Pública

O estado chegou a contar com mais de 110 Conselhos em 1999 reduzindo para 38 em 2008 por várias razões, sendo essa descontinuidade dos trabalhos um fator de queda nas relações entre a Polícia Militar e as comunidades organizadas. Esse distanciamento acaba enfraquecendo as necessárias trocas de informações e orientações que a população necessita na área de segurança pública.

Neste sentido, a DDHPC vem trilhando esse percurso visando, sobretudo, reatar essa dinâmica de trabalhos junto ás comunidades garantindo a permanência e a continuidade dos trabalhos de polícia comunitária.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard