A Polícia Militar, por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC), em continuidade às visitas in loco e ao diagnóstico de todos os Conselhos Interativos em atividade no Estado, realizou nessa semana uma palestra informativa e o reconhecimento ao Conselho Interativo de Segurança Pública de Nova Venécia.
A área de atuação do 2º Batalhão da PMES abrange os Municípios de Nova Venécia, Boa Esperança, Montanha, Mucurici, Pinheiros, Ponto Belo, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Vila Valério. Responsável pela segurança pública de aproximadamente 196 mil pessoas da sociedade norte capixaba. A economia destaca-se pela extração de rochas ornamentais e cultivo do café.
Segundo o major Sandro Roberto Campos, chefe da Divisão de Mobilização Comunitária e Integração Institucional da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária da PMES, palestrante e responsável pelo diagnóstico em todo o Estado, “a valorização, orientação e reconhecimento desses conselheiros é de fundamental importância para a contínua parceria com a sociedade a fim de alcançar resultados positivos”.
Para o Comandante do 2º Batalhão, tenente-coronel Sebastião Aleixo S. Batista, “o Conselho de Segurança na comunidade de Nova Venécia funciona como um catalisador dos anseios da comunidade em relação às agências de segurança pública e dos demais órgãos. A diferença que eu vejo nesses sete meses que estou aqui no interior é que as necessidades dessas comunidades mais afastadas, chamadas de distritos ou patrimônios e sem a ação do conselho de segurança, demoram muito mais a surtir efeito do que em relação à Grande Vitória, onde as comunidades são mais próximas. Para mim a celeridade é o diferencial e o conselho de segurança pode proporcioná-la a essas comunidades mais afastadas”.
Para o Presidente do Conselho de Nova Venécia, Carlos Augusto Fernandes, “a importância do conselho de segurança é justamente a articulação das políticas públicas com relação a segurança pública. Nós estamos vivendo em um momento em nosso País, em nosso Estado, em todo lugar é a questão das drogas e uma série de problemas sociais também isso também afeta diretamente a segurança pública. Nós como conselheiros de Nova Venécia vamos dar uma nova formatação a esse conselho, tentar melhorar as questões de segurança. Eu fico feliz pela indicação, tenho acompanhado o trabalho da Polícia Militar aqui em Nova Venécia. A importância do conselho é fazer com que a sociedade participe e opine mais a fim de ajudar a fazer um trabalho mais eficaz para combater a criminalidade”.
O evento também contou com a presença e participação de várias autoridades, representantes do Poder Judiciário, Poder Legislativo, representantes da Comunidade e Lideranças Comunitárias.
O encerrando dos trabalhos se deu através da entrega de um Diploma de Honra ao Mérito ao Conselho Municipal de Segurança de Nova Venécia como forma de reconhecimento de seus serviços prestados à sociedade capixaba e de sua existência enquanto importante polo de construção local de políticas públicas de segurança.
Já na próxima segunda-feira (10), acontecerá à posse do Presidente do Conselho de Segurança de Nova Venécia. O evento será no plenário a Câmera Municipal de Nova Venécia, às 09 horas.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573