A Polícia Militar, por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPI), finalizou na quinta-feira (21) mais um curso para instrutores do Programa Educacional de Resistências às Drogas (Proerd). A atividade, realizada em Colatina, concluiu um curso Proerd para séries iniciais e o novo currículo para o 7° ano, intitulado "Caindo na Real". Ao todo, foram formados 28 policiais militares, instrutores do Proerd, que passam a atuar com a formação infantil desde as séries maternais até o 4º ano do Ensino Fundamental, além do novo formato das aulas aplicado ao 7º ano do Ensino Fundamental.
O novo currículo mostra-se mais antenado à linguagem do adolescente de hoje, como afirma o facilitador do curso, o subtenente Mauro Temporim. "O currículo para o 7º ano foi reformulado para se adequar à linguagem atual do adolescente que está cada dia mais envolvido com a velocidade da troca de informação, por meio da Internet, e nossa satisfação é que hoje somos o 3º Estado com todo o currículo Proerd atualizado e material gráfico pronto para distribuição. Além do Espírito Santo, somente Minas Gerais e Santa Catarina estão alinhados com a nova metodologia do Proerd", afirmou o subtenente.
Segundo o instrutor que participou da capacitação, capitão Nunes, foi uma grata experiência, pois o curso transcorreu com tranquilidade e espírito de companheirismo, tanto da equipe pedagógica, quanto do corpo discente. "Como instrutores, sermos atendidos aqui no Norte do Estado por uma equipe comprometida em facilitar o aprendizado foi de suma importância, pois com o conteúdo que nos foi passado teremos condições de adequar o novo currículo às escolas e iniciar as aulas preventivas com a educação infantil, afirmou o capitão.
Estiveram presentes para o encerramento do curso o diretor da DDHPI, coronel Ilton Borges, e o major Rômulo Souza Dias representando o comando do 8º Batalhão. Segundo o coronel Ilton Borges, o Proerd hoje é uma ferramenta de prevenção ativa e preventiva inserida no programa de segurança do Estado.
"Hoje o Proerd é parte de um plano de Governo, pois é uma ferramenta fundamental para construirmos um futuro com menos violência dando uma opção de vida saudável à criança e ao adolescente. O Proerd consegue construir uma relação de amizade e aceitação da figura do policial militar com essa criança e adolescente e com isso ele vai crescer sabendo que pode contar com a PM", afirmou o coronel.
Em abril o curso de atualização dos instrutores acontecerá para a Região Sul do Estado e será realizada no município de Cachoeiro de Itapemirim, ficando assim todos os instrutores ativos atualizados para atuar em 2013 com o novo material pedagógico.
Aula Inaugural do Proerd em Colatina
Será realizada na próxima terça-feira (26) a aula inaugural do Proerd para as crianças e adolescentes dos 5º e 7º anos do Ensino Fundamental de várias escolas, onde os instrutores do 8º Batalhão atuam. O evento será realizado na Câmara Municipal de Colatina, às 19 horas.
Reunião com os instrutores do Proerd em Cachoeiro de Itapemirim
Na manhã dessa quinta-feira (21), no auditório do 9º Batalhão, em Cachoeiro de Itapemirim, foi realizada a primeira reunião com os instrutores do Proerd junto com os gestores das 23 escolas da rede de ensino pública fundamental, tanto municipal, quanto estadual. Com objetivo de promover a aplicação do programa para cerca de 1.000 alunos matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental.
Os gestores tiveram a oportunidade de participar de uma palestra ministrada pelo mentor do Proerd, cabo Cunha que fez uma explanação sobre o programa, destacando a importância da participação do corpo docente para o complemento da conclusão do programa em sala de aula.
Segundo o comandante do 9º Batalhão "é de suma importância a aproximação da rede de ensino com a instituição policial militar, proporcionando mais interação social, sendo que nossa principal missão é proteger o bem maior que é vida".
A escolha destas escolas se deu, dentre outros motivos, pela necessidade de melhor atenção na modalidade de policiamento preventivo. O comandante ressaltou ainda que o programa atenderá os municípios de Vargem Alta, Castelo, Muqui, Mimoso do Sul e Atílio Vivácqua, o que pode chegar a um total de 2.300 alunos atendidos pelo programa.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8717
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com