Governo do Estado do Espírito Santo
14/01/2015 22h00 - Atualizado em 21/05/2018 09h57

Polícia Militar realiza solenidade de passagem de comando

A cerimônia de passagem de comando geral da PMES foi marcada por agradecimentos e de renovação da missão de estar à frente da mais antiga Instituição do Estado do Espírito Santo. A solenidade foi realizada no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), em Maruípe, Vitória e contou com a presença de várias autoridades civis e militares, assim como o Governador do Estado, Paulo César Hartung Gomes e do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia.

Assumiu o posto de comandante geral o coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento, que estava à frente da Diretoria de Inteligência (Dint). Desde maio de 2013, a PMES estava sob o comando do coronel Edmilson dos Santos.

Ao deixar o posto, o coronel Edmilson dos Santos agradeceu a todos que estiveram ao seu lado durante todo o tempo que esteve no comando da PMES. Suas palavras também foram refletidas por meio de um louvor. “Campeão vencedor. Deus da asas faz teu vôo. Campeão vencedor essa fé que te faz imbatível. Te mostra o teu valor”, dizia o hino que foi tocado pela Banda de Música da PMES, sendo entoado por um grupo de cantores.

A missão de dar continuidade ao comando da PMES foi dada ao coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento e incentivada tanto pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, quanto pelo Governador, Paulo Hartung.

Em sua fala, André Garcia enalteceu a missão que cada policial militar tem, que a de defender a sociedade capixaba. Ao passo que também é uma grande missão pertencer a uma Instituição boa confiável e que é referência. Destacou que grandes são os desafios e é preciso avançar, tendo como norte uma postura colaborativa, de integração e compartilhamento.

A mesma ideia foi defendida pelo Governador, e que essa postura sirva para a construção de uma cultura de paz. Mais uma vez destacou a necessidade de integração entre as Instituições e citou que grandes exemplos dessa integração já haviam sido vivenciados e que deram certo.

Por fim lembrou-se das palavras de seu pai e motivou o novo comandante, lhe desejando se siga com firmeza, fé e proteção de Deus, além de trabalho, gestão e utilizando o que há de melhor nas tecnologias.

A cerimônia foi encerrada com o desfile da tropa formada por várias Unidades da PM, assim com alunos soldados e alunos oficiais em continência ao coronel Marcos Antonio. Ao final foi feito o descerramento da foto do ex-comandante, no gabinete do comandante geral.

Plano de comando

Dar continuidade ao enfrentamento da violência, reduzir os índices de homicídios no Estado e fortalecer o serviço de Inteligência policial. Estas são algumas das prioridades a serem intensificadas pelo novo comandante da Polícia Militar, coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento, que completa 29 anos de PMES em fevereiro.

“Nossa proposta é otimizar o trabalho da polícia. Integrar ações com demais forças policiais para, em conjunto, enfrentar a violência. Em especial, vamos trabalhar para reduzir o número de homicídios no Estado que já está em seu quinto ano consecutivo de redução. Nossa proposta também é aperfeiçoar as ações de Policiamento Comunitário, que visa a prevenção dos crimes contra o patrimônio”, enfatiza.

O novo comandante ressalta ainda o fortalecimento da inteligência policial nas ações da PMES no combate ao crime. “As agências de inteligência produzem conhecimento. O levantamento de informações mais apuradas auxilia os comandantes na tomada de decisão. Isso torna o trabalho da polícia mais eficiente”, diz o coronel que esteve à frente da Diretoria de Inteligência da PMES por dois anos.

Aproximar a polícia da comunidade e intensificar ações conjuntas com o trabalho investigativo da Polícia Civil, o Poder Judiciário, Ministério Público e demais forças de segurança também farão parte do plano de comando do oficial.

Perfil do novo Comandante

Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Brasileiro, Casado, 49 anos.

Cursos

- Curso de Formação de Oficiais na Academia da Policia Militar de Minas Gerais, em 1988
- Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, com Especialização em Segurança Pública na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em 1999
- Graduado em Direito na Universidade Vila Velha (UVV), em 2005
- Curso de Gestão em Politicas de Segurança Cidadã pela SENASP, Rio de Janeiro, em 2007
- Curso Superior de Policia, faculdade FUCAPE, em 2008

Principais Cargos e funções exercidos

- 1993 a 1995: Missão de Paz das Nações Unidas em Angola
- 1995 a 2006: Chefe de Operações da Diretoria de Inteligência da Polícia Militar e Oficial Superior da Diretoria de Pessoal da Polícia Militar do Espírito Santo (atual Diretoria de Recursos Humanos)
- 2006 a 2007: Comando do Primeiro Batalhão de Polícia Militar, município de Vitória
- 2007 a 2010: Comando do Quarto Batalhão de Polícia Militar da Polícia Militar do Espírito Santo, município de Vila Velha
- 2010 a 2011: Comando do Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) da Polícia Militar do Espírito Santo, município de Cariacica.
- 2011 a 2012: Assessor de Comunicação Social da Polícia Militar do Espírito Santo
- 2012 a 2013: Ajudante Geral e Comando de Policiamento Ostensivo Especializado da Polícia Militar do Espírito Santo
- 2013 a 2015: Diretor de Inteligência da Polícia Militar

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard