Governo do Estado do Espírito Santo
13/06/2016 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 11h43

Polícia Militar realiza reunião para incentivar a construção do Conselho Interativo em bairros de Serra

A Polícia Militar do Espírito Santo, por intermédio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) e do comando do 6º Batalhão (Serra), realizou nessa segunda-feira (13) uma reunião com o objetivo de incentivar a comunidade de Vila Nova de Colares e adjacências para a construção de um Conselho Interativo de Segurança Pública e assim ganharem representatividade e promoverem regulares encontros com o poder público em geral.

O encontro foi realizado no bairro Feu Rosa, que, juntamente com Vila Nova de Colares totalizam uma população de mais de 50.000 pessoas e pertencem à circunscrição do 1º Pelotão da 2ª companhia do 6º Batalhão.

A proposta apresentada foi a de criação de um Conselho Interativo para aquela localidade e formatarem um espaço permanente de discussões e encaminhamentos das questões afetas à segurança pública de maneira global.

A reunião contou com um público de aproximadamente 20 pessoas e com a presença do chefe da Divisão Corporativa de Polícia Comunitária da DDHPC/PMES, Tenente-Coronel Giuliano Menegatti, subcomandante do 6º BPM, Major Paulo Rogério do Carmo Barbosa, do chefe da Divisão de Mobilização Comunitária e Integração Institucional da Div. Corporativa de Polícia Comunitária da DDHPC, Major Sandro Roberto Campos, do comandante local do 1º pelotão de Feu Rosa, Aspirante a Oficial, Carlos Pereira, além de oficiais e praças do 6º BPM e DDHPC, lideranças comunitárias, dentre outras autoridades e segmentos da sociedade civil organizada em geral.

O encontro teve início com as boas vindas e a explanação dos propósitos do encontro pelo Tenente-Coronel Menegatti às comunidades locais.

Para o Major Sandro Roberto Campos, “um dos maiores desafios para a implantação de qualquer ação ou projeto dentro de uma comunidade é a união de seus membros. Devemos incentivar as pessoas a trabalharem em torno de uma causa e, as atividades da sociedade em prol dela mesma são voluntárias e por esta razão, muitas pessoas desistem e não dão continuidade. É preciso o resgate desses valores, resgatar a iniciativa, a empatia, a união e, principalmente, a luta pela sobrevivência da própria coletividade”.

Para o Major Paulo Rogério do Carmo Barbosa, subcomandante do 6º BPM, “apesar do pequeno grupo de participantes da sociedade civil, a reunião foi bastante proveitosa e esclarecedora quanto à instalação do Conselho de segurança. Certamente nas próximas reuniões haverá maior participação e aumentará a interação da polícia com a comunidade”.

Para a moradora do bairro Vila Nova de Colares, Deborah Gomes, “a ideia de mobilizar a sociedade é interessante, pois coloca que todos somos responsáveis pelo bem comum, no entanto, o poder público necessita investir na segurança. O ideal seria acompanharmos as ações e não cobrá-las”.

Para o morador do bairro do bairro Feu Rosa, Magno Lagne dos Reis, “um ponto fundamental sobre o assunto é unir a população em torno do bem comum. Parabenizo o grupo pela visão futurística, descentralizada e afastada de interesses político-partidários e olhando a empatia para o bem comum e agradeço a oportunidade de poder estar presente e me manifestar”.

Por fim, o Tenente-Coronel Giuliano Menegatti, agradeceu a presença de todos e destacou a importância do empenho contínuo diante dos assuntos debatidos, que, mesmo em meio a dificuldades, é uma saída que certamente traz relevância para a necessária representatividade da segurança pública em geral.

A visita foi encerrada com a proposta de uma reunião para o próximo dia 27/06 a fim de continuação dos debates alusivos à estruturação do Conselho por parte da sociedade local, com vistas a sua futura fundação.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard