Nessa terça (11) e quarta-feira (12), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou palestras educativas em dois municípios da região sul do Estado, visando à conscientização ambiental. Ao todo 145 pessoas participaram da ação.
No município de Castelo, o atendimento ocorreu no Núcleo de Educação Ambiental e Difusão de Práticas Sustentáveis (NEAC), onde participaram 65 alunos do 1º e 3º ano do curso de Técnico Agrícola. A apresentação realizada pelos militares teve como foco mostrar aos alunos a realidade da crise hídrica provocada pela estiagem do ano passado.
Um dos temas abordados foi a importância da preservação das áreas ao redor das nascentes e do reflorestamento para a recuperação de ambientes propensos à infiltração das águas das chuvas, alimentando os lençóis freáticos. “Produzimos de tudo: café, leite, feijão, carne... Mas para continuarmos produzindo tudo isto, precisamos também produzir água”, disse o palestrante, sargento José Silva.
Já na tarde dessa quarta-feira (12) foi feita uma palestra para funcionários de uma empresa de extração e beneficiamento de rochas ornamentais, no município de Atílio Vivácqua, como parte de um programa de prevenção de acidentes e de higidez no ambiente de trabalho.
Na oportunidade foram discutidos aspectos relacionados ao licenciamento ambiental e ao papel de cada órgão do Poder Público na proteção do meio ambiente, em especial as ações desenvolvidas pela Polícia Militar Ambiental. Um público de 80 pessoas interagiu com o palestrante, questionando sobre diversas questões relativas ao meio ambiente, em especial a escassez de água e o esgotamento dos solos.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573