Governo do Estado do Espírito Santo
03/04/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 13h56

Polícia Militar realiza palestra sobre educação ambiental no Sul do Estado


Integrantes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) estiveram na escola mantida pelo Serviço Social da Indústria (SESI), no município de Cachoeiro de Itapemirim, na quarta-feira (02), onde foram ministradas palestras sobre meio ambiente para 360 alunos do 2º ao 5º ano, com idades entre seis e dez anos.

Na oportunidade, o sargento José Silva trouxe para os alunos a realidade atual do Rio Itapemirim, com relação à quantidade de água disponível e, para tanto, exibiu diversas fotografias que foram tiradas ao longo das margens do importante rio da Região Sul do Estado.

Em sua fala aos alunos, o sargento disse: “chego a ficar triste e muito preocupado com a realidade que estamos enfrentando, com a visível diminuição do volume de água no rio. Isso é resultado do desmatamento, que faz com que haja cada vez menos áreas propícias para a coleta de águas das chuvas e o abastecimento das nascentes. Precisamos avançar muito no plantio de árvores e vocês, crianças, são muito importantes nesse processo de conscientização de seus pais”.

Durante a palestra, os alunos mostraram-se bastante interessados pelo tema, havendo várias participações com relatos de experiências dos próprios estudantes. Um deles falava do córrego em que seus pais se banhavam quando crianças e que hoje não passa de um pequeno filete de água quase secando.

Ao fim da palestra, José Silva conclamou as crianças a discutirem o tema com seus pais, “precisamos socorrer este importante manancial que foi celebrado por poetas e escritores como Rubem Braga; precisamos escutar grito de socorro do nosso Rio Itapemirim”, finalizou o palestrante.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard