Nessa sexta feira (02) policiais militares da Companhia Especializada de Operações com Cães - CEOC participaram em apoio a Operação “Califórnia IV” ocorrida em São Gabriel da Palha, região Noroeste do estado e a Operação Viana Segura da PMES em Viana, região Metropolitana. O objetivo de tais operações era cumprir Mandados de Busca e Apreensão para conter grupos envolvidos com o tráfico de drogas naquelas regiões.
Por volta das 04h30min as equipes da CEOC se uniram aos respectivos comandos das operações para receber as orientações dos locais passíveis da atuação do cão de detecção de entorpecentes. Assim, desencadeadas as abordagens, foram utilizados os cães Jhingo e Kira em Viana e os cães Iron e Jaffar em São Gabriel da Palha, sendo o resultado positivo na apreensão de diversos materiais ilícitos como maconha e crack.
“O uso dos cães na localização de entorpecentes é fundamental para a viabilidade das operações. A agilidade e a precisão do faro canino contribuem de maneira singular para o êxito nos diversos terrenos em que nossos cães são empregados, tudo isso fruto da qualidade do adestramento a que são submetidos diariamente.” Ressalta o Comandante da Cia Especializada de Operações com Cães.
Esse resultado mostra ainda a interação positiva entre as denúncias feitas através do canal 181 que, sem identificar o denunciante, cria um viés para auxiliar nas investigações e consequentemente desarticulação de grupos criminosos que agem no nosso estado.
Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
Coronel Eduardo Nunes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Assessoria PMES:
2º tenente Anthony Moraes Costa
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857