Nesta terça-feira (17), policiais militares do 8º Batalhão realizam a Operação Arca de Noé, em Colatina, devido ao risco de morte de peixes no Rio Doce com a chegada da lama vinda de Minas Gerais.
Com o rompimento da barragem em Minas Gerais, a lama que percorre o Rio Doce coloca em risco a vida da fauna e flora. Devido à previsão de chegada da lama na cidade de Colatina nos próximos dias, policiais militares se uniram em uma ação voluntária para o resgate dos peixes. Todos os militares se dispuseram a participar em seu horário de folga, sem prejuízos em suas escalas de serviço.
Os peixes estão sendo retirados do rio e encaminhados ao Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Itapina, e à Lagoa do Limão. Eles serão reinseridos no Rio Doce assim que houver condições de sobrevivência.
Para a operação, foram utilizados barcos, redes, peneiras e outros apetrechos de pesca, tudo propriedade pessoal dos militares e de civis que colaboraram. Também houve apoio de militares do Corpo de Bombeiros e de membros da Polícia Civil e da Associação de Pescadores de Colatina (APESC), que contribuíram com barcos, materiais, além da ajuda pessoal na execução da atividade.
A Coordenação da operação ficou a cargo do 2º Tenente Balbino. Ele destacou o valor dos militares, que se dispuseram a trabalhar de forma voluntária para o bem da comunidade. “Isto demonstra o valor dos nossos militares, e que a comunidade pode contar com eles e com sua disposição de servir e proteger a sociedade em todos os momentos”.
A ação começou às 07h00 e perdurará até a chegada da lama ao município.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573