A 3° Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou nesta terça-feira (29) uma operação no leito do Rio Cricaré visando coibir a pesca em período de piracema, época de reprodução natural de peixes.
Esta operação originou-se devido às várias denúncias oriundas da própria comunidade de que os pescadores não estão respeitando a piracema. Durante o trajeto, nas proximidades da comunidade Meleiras no município de Conceição da Barra, foi avistado quatro panos de rede, totalizando 345 metros, uma tarrafa com 20 palmos de altura e uma caixa térmica contendo 4 quilos de pescados.
Já na foz do Rio Cricaré, na comunidade da Bugia, foi recolhida uma rede com 40 metros de comprimento e malha 16, que é comumente utilizada para capturar o “robalão”, que adentra na área estuarina para iniciar o processo reprodutivo, uma vez que se trata de um peixe que vive tanto na água salgada quanto em água doce. Todo material de pesca foi apreendido, e encontra-se na sede da 3ª Companhia do BPMA para ser entregue ao Ibama ou ICMBio, para ser dado destino final.
Durante o policiamento não foi encontrado nenhum pescador, considerando que os mesmos armam as redes e ficam a espreita para fazer o recolhimento quando não há nenhum risco de ser flagrado pela Polícia, além ainda de que a embarcação utilizada na fiscalização produz um barulho, o que faz com que os pescadores abandonem o local antes da chegada dos agentes fiscalizadores. Toda a operação foi feita a bordo de um Flexboat da Polícia Ambiental.
A Polícia Militar Ambiental tem intensificado a fiscalização e os trabalhos de educação para prevenir a pesca predatória nos rios e lagoas da região, com o intuito de preservar o futuro dos recursos pesqueiros. Qualquer dúvida poderá ser sanada ou denuncia podem ser feitas através do telefone (27) 3763 3663.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8717
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com