Em uma grande operação realizada nos 34 municípios do Sul do Estado, a Polícia Militar apreendeu mais de 65 mil CDs e DVDs piratas, nessa quinta-feira (10). A ação foi realizada de acordo com o Plano de Policiamento do Comando de Policiamento Ostensivo da Região Sul (CPO-Sul), denominado “Operação saturação de combate aos crimes de falsificação e comércio de produtos sem o pagamento de direitos autorais, de marca e propriedade intelectual e sonegação fiscal”. Ao todo 64 pessoas foram detidas. Foram apreendidas ainda drogas e arma de fogo.
Participaram da operação aproximadamente 600 policiais militares, contando, na maioria dos municípios, com a participação de policiais civis. A coordenação geral ficou a cargo do tenente-coronel Wallace Brandão, Subcomandante do CPO-Sul.
No 3º Batalhão, os militares estiveram em diversos endereços, previamente identificados pelos Agentes do Serviço de Inteligência (P/2), onde havia pontos ou locais de venda de mercadorias de procedência duvidosa, sendo realizadas as apreensões. No município de Alegre foram apreendidas 2.332 mídias piratas. Os materiais foram encontrados com cinco pessoas, que foram detidas. Também foram apreendidas 76 buchas de maconha. Em Guaçuí, Divino São Lourenço e Dores do Rio Preto, os policiais apreenderam 4.719 mídias piratas. Oito pessoas foram detidas. Já nos municípios de Bom Jesus do Norte, São José do Calçado e Apiacá foram apreendidas 17.120 mídias pitaras. Nessa ação foram detidas 13 pessoas.
Em Cachoeiro de Itapemirim durante as abordagens no centro da cidade, foram localizados dois suspeitos em uma motocicleta, que ao receberem ordem de parada desobedeceram, fugindo da Policia Militar. Próximo a Garrafão, Distrito de Marataízes, os policiais apreenderam um revólver calibre 38 com seis munições intactas e outras duas dentro de uma bolsa. Ainda durante as abordagens da operação os policiais detiveram R.G.S., de 18 anos, no bairro Zumbi. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto. Pouco antes do término a operação, o Grupo de Apoio Operacional (GAO) apreendeu ainda um revólver calibre 38, com cinco munições, e outras 20 intactas.
Na 9º Cia Independente em Marataízes, durante as buscas foi apreendido em Lagoa Funda, 19 buchas de maconha prontas para serem comercializadas.
Na 2ª Companhia Independente, em Afonso Cláudio, além dos DVDs e CDs apreendidos, foi localizado também um ponto de distribuição e reprodução das mídias, sendo apreendidos dois CPUs e 461 mídias originais que eram usados como fontes.
Os detidos e os materiais apreendidos foram encaminhados para o plantão policial de cada município.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573