Na manhã desta quarta-feira (10) foi realizado no Quartel do Comando Geral (QCG) um evento de conscientização sobre o combate ao tabagismo, promovido pela equipe do Programa de Ações Preventivas da Diretoria de Saúde (DS) da PMES. A ação é a pioneira de uma série de eventos contra o tabagismo que estão programados para acontecer no Estado.
No decorrer do dia foram realizadas diversas atividades, como: aferição de pressão, testes de monóxido de carbono, avaliação do grau de dependência da nicotina (Teste de Fagerstrom), bem como orientações com relação aos tratamentos para parar de fumar.
Durante o evento, os participantes também conferiram uma interessante ilustração sobre a “Boneca Altina”, batizada com esse nome por ser “filha do Alcatrão e da Nicotina”. Ela é usada para mostrar ao público quão maléfico é o ato de fumar. Através de uma bomba de pulsão, a boneca fuma e registra em um filtro de papel a cor escura resultante dos componentes do cigarro.
De acordo com a capitã Luiza Oliveira Coelho Raimondi, chefe do setor de Enfermagem e Programas de Ações Preventivas em Saúde, o objetivo do evento é divulgar os prejuízos do tabaco e a importância do tratamento. “A ação visa conscientizar a todos sobre a importância de largar o fumo e o impacto positivo desta decisão na melhora da qualidade de vida e prevenção de doenças”, afirmou.
Para a enfermeira Cristiane Freire Bastos de Freitas, coordenadora do Programa de Controle de Tabagismo do HPM, o evento dá oportunidade para os militares saberem que o Hospital da Polícia Militar oferta o tratamento para as pessoas que desejam parar de fumar, sendo referência no Estado nesse serviço e também na capacitação de profissionais.
“Cerca de 200 profissionais de saúde são capacitados durante o ano, sendo que somos referência desde o ano de 2010 no tratamento do tabagismo. A equipe realiza a abordagem de pessoas que desejam parar de fumar e as cadastra para participar do Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT), onde são acompanhadas durante o período de um ano”, explicou.
O evento tem parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Nacional do Câncer (Inca), Secretaria Estadual de Saúde (SESA) e Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
Coronel Eduardo Nunes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Leidy Mendonça
Tels. (27) 98802-3244 / 99607-2978 / 3636-1573