Governo do Estado do Espírito Santo
22/11/2012 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h54

Polícia Militar realiza entrega do Espadim Tiradentes aos alunos do CFO

Na noite desta quinta-feira (22), a Polícia Militar promoveu a solenidade de entrega do Espadim Tiradentes aos alunos do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO). A cerimônia foi realizada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), em Cariacica, e contou com a presença de familiares, amigos e autoridades civis e militares.

O Espadim tradicionalmente é entregue aos alunos oficiais da Polícia Militar do Espírito Santo, ao ingressarem no 1º ano do CFO, prestando assim o compromisso de honra e dignidade perante a Bandeira Nacional. O recebimento do espadim simboliza a preparação para a importante tarefa de comando, que será exercida pelos futuros Oficiais da Polícia Militar do Espírito Santo.

A turma do CFO que ingressou em 2012 receberá o Espadim Tiradentes após 10 anos da última cerimônia realizada, já que a última turma que aqui ingressou foi no ano de 2002. Posteriormente a essa data, os oficiais foram formados na Polícia Militar de Minas Gerais. A solenidade então marca o resgate de uma tradição da corporação.

O Comandante Geral, coronel Ronalt Willian de Oliveira, ressaltou que "a cerimônia sem dúvida marca a vida dos alunos oficiais. É a partir desse momento que esses militares firmam seu compromisso em servir e proteger a sociedade capixaba", concluiu o comandante.

O coronel ainda agradeceu ao Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff, pela importância da retomada da formação das turmas do CFO para o Espírito Santo, ressaltando essa importância para a sociedade capixaba. Na oportunidade o secretário recebeu uma placa em agradecimento de tal feito para a instituição.

Histórico do espadim

O espadim teve sua origem na Rússia dos Czares, quando Alexandre III, em comemoração a uma de suas vitórias territoriais, determinou ao seu armeiro que fabricasse pequenas espadas de aço decoradas em marfim e bronze. O espadim, então, foi entregue aos príncipes do Império Russo e eram usados por eles até que estivessem aptos a exercerem a função de comando, quando, então, passavam a usar a tão sonhada e idealizada espada.

No Brasil, como forma de homenagear o grande mártir da Inconfidência Mineira, o Espadim recebeu a denominação de "Tiradentes", patrono das Polícias Militares do Brasil, já que era Alferes Oficial da Tropa de Cavaleiro de Minas, e lutou em busca da justiça e da liberdade de sua pátria, transformando-se em herói nacional.

Tal herói lançou os embriões do que são hoje, séculos depois, as instituições policiais militares que pautam a conduta de seus integrantes em valores éticos e morais, com tradições que buscam justamente cultuar e preservar tais valores.

No Espírito Santo, a tradição da entrega do Espadim Tiradentes foi incorporada após a edição do O Decreto Estadual n° 3.317-N, de 24 de fevereiro de 1992, que ao reorganizar a estrutura da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, recriou a EsFO, como uma das escolas de formação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento.

O espadim trás consigo o lema "Pro Lege Vigilanda" que significa "Para vigilância da Lei", que não é apenas uma mera obrigação imposta, mas que traduz uma filosofia profissional e doutrinária, em que o detentor do espadim vislumbra o gravado em sua lâmina, que não foi forjada para ferir ou matar, mas para mostrar que a força está nos ideais daqueles que impunham a tão nobre arma.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard