Governo do Estado do Espírito Santo
15/05/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 14h08

Polícia Militar realiza Curso para Capacitação de Multiplicadores do Método Giraldi

A missão da PMES, normatizada pelo Plano Estratégico do Governo do Estado do Espírito Santo do ano de 2005 a 2009, intitula-se como “Promover, com a comunidade capixaba, a preservação da ordem pública no Estado do Espírito Santo”, fundamentando práticas e ações diárias da instituição.

Nesse contexto, a expressão dogmática da polícia capixaba de “servir e proteger” está contemplada na conceituação legal de preservação da ordem pública, devendo o policial militar desenvolver a consciência e postura técnica para atuar na preservação da vida.

Para tanto, os princípios decorrentes dos Direitos Humanos e dos Princípios Básicos para Utilização da Força e Armas Fogo pelas Forças Policiais (PBUFAF) devem permear as práticas da instituição, o que torna indispensável o incentivo e compartilhamento desse tipo de conhecimento na formação inicial e continuada dos policiais.

O “Método Giraldi” ou “Tiro Defensivo na preservação da vida” foi desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, utilizado para treinamento policial em várias polícias do país. Tal método é uma referência nacional e tem sido adotado na formação e preparação técnica na PMES.

Segundo o autor do método, a finalidade é a de “preparar o policial para utilizar seu armamento com técnica, com tática, com psicologia e dentro dos limites das Leis, em defesa da sociedade tendo, como prioridade, a preservação da vida, a começar pela sua e das pessoas inocentes, e como última alternativa o disparo, calcado na necessidade, oportunidade, proporcionalidade e qualidade, com o propósito de tentar paralisar uma ação violenta e covarde, já em curso, por parte do agressor, contra a vida de alguém, inclusive a sua.” (Giraldi)

Tendo em vista a relevância para formação do policial militar, foi realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PMES, entre os dias 12 a 16 de maio, o Curso para Capacitação de Multiplicadores do Método Giraldi intitulado “CURSO DE TIRO DEFENSIVO NA PRESERVAÇÃO DA VIDA (TDPV) MÉTODO GIRALDI – MULTIPLICADORES” num total de 45 horas. Nesse curso, 36 Oficiais Instrutores foram formados.

O curso de multiplicadores pretende dotar os Oficiais de conhecimentos legais sobre uso de armas de fogo pela força policial, principalmente com referência aos pactos dos Direitos Humanos e, além disso, pretende prepará-los com conhecimentos específicos para treinamento da tropa da PMES em todo o Estado.

Segundo o Ten Cel QOC Marcio Celante Weolffel, coordenador geral do curso, “o treinamento é uma condição essencial para o sucesso da atuação policial, para tanto é indispensável a capacitação dos instrutores, agentes que traduzirão conteúdos, disseminando-os de forma técnica e prática”.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard