Em alusão ao aniversário de 181 anos da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo foi realizado o evento conhecido como “Cine Proerd”, que é uma modalidade de trabalho feito pelos instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) onde há interação com as crianças por meio de palestras expositivas e vídeos educativos que levam ao participante a exercitar sua capacidade reflexiva sobre os temas abordados. O evento foi nessa segunda feira dia (08), no auditório do HPM.
O evento contou com a participação de 75 crianças da escola UMEF “Antônio de Barcelos”, do município de Vila Velha e ocorreu em parceria entre a Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária e a Diretoria de Comunicação Social.
Durante o evento foram trabalhados conceitos importantes para o desenvolvimento sócio cognitivo das crianças como: Habilidade de resistência, tomada de decisão, responsabilidade, riscos e consequências e capacidade de resistir às pressões dos colegas.
Essas ferramentas são importantes para que as crianças e adolescentes desenvolvam habilidades assertivas que são objetos de estudo da abordagem sócio emocional da Teoria Sócio interacionista da educação.
Durante o evento foram apresentadas às crianças as “pílulas de segurança”, pequenos vídeos feitos em parceria da PMES com a TV Educativa, em que são abordadas questões como: segurança pessoal, prevenção, resistência à oferta de drogas, dentre outros assuntos.
O ponto alto do evento foi a apresentação do curta metragem “Terra das decisões e escolhas”, filme em que quatro crianças passam por situações de oferecimento de drogas e ali são levadas a tomar suas próprias decisões pessoais, inclusive utilizando-se de técnicas de resistência para conseguirem ter vitória em seus objetivos.
Encerrando o evento foram sorteados brindes para as crianças envolvidas, que foi seguido por uma grande confraternização com todos os presentes, na antessala do auditório do HPM.
Durante o Evento o Diretor da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária, Coronel Cristian Tatagiba Franco, abordou com a importância da atuação em conjunto entre a Polícia Militar, a escola e a família, no trabalho preventivo que deve ser feito com as crianças.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573