A Polícia Militar, por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) e a 14ª Companhia Independente, deu um importante passo na direção de auxiliar e orientar a comunidade a se organizar para a criação do Conselho de Segurança na Grande Nova Almeida, município de Serra. O encontro foi na noite desta segunda-feira (07).
Estiveram presentes o subcomandante da 14ª Companhia Independente, capitão Wanderson Batista dos Santos, o comandante do 3º Pelotão da 14ª Cia Ind., aspirante Sidney Carlos Pereira, chefe da Divisão de Polícia Comunitária da DDHPC, major Sandro Roberto Campos, e cerca de 30 lideranças comunitárias, um vereador do município de Serra e uma diretora de escola local.
O objetivo da reunião foi apresentar as orientações sobre formação, conceito, funções, aspectos legais e atividades desenvolvidas pelos conselhos interativos e suas interfaces com os órgãos do poder público em geral. A ideia é a formação de espaços de discussões permanentes visando à participação da sociedade na construção das políticas públicas de segurança.
O vereador Roberto Catirica destacou: “Me apresento hoje como liderança comunitária, resido no bairro há 22 anos, pois não serei vereador eternamente. Agrada-nos muito os recebes aqui. Há alguns anos também recebemos o capitão Bulhões, na época comandante da companhia local, onde fez um ótimo trabalho junto com a comunidade. A reativação do conselho de segurança irá unir novamente a comunidade. Tenho certeza que a comunidade já sente a transformação no policiamento local e não podemos perder isso. Quero externar a minha gratidão à Policia Militar e me colocar a disposição”.
Para a diretora de uma escola local, Julie Criste Soares de Souza Harthuig, é “muito interessante, quem já está acostumado com a estrutura de conselho, como nós em escolas, entendemos a importância deste trabalho. Fico feliz, muito satisfeita, é o primeiro passo, um avanço. Como moradora e nascida aqui espero que haja participação de todos”.
O líder comunitário do bairro Praiamar, José Romilde de Oliveira, destacou: “Nós fundamos o primeiro conselho, vários líderes comunitários daqui, e teve uma grande repercussão porque na época a companhia era comandada pelo então capitão Bulhões. Nós ficamos dois anos, na época que havia o conselho de segurança, sem registrar um homicídio em Nova almeida e hoje eu acho que é muito importante a reativação do conselho. Eu como comerciante e líder comunitário senti uma grande diferença com a instalação da companhia independente. Acho que é muito válido o conselho e pode contar com a nossa colaboração”.
Para o palestrante do encontro, o major Campos, “o encontro foi pautado por um conjunto muito positivo de pessoas, e a participação será fundamental para a efetiva concepção do Conselho local. A sociedade civil organizada a partir desses espaços acaba por ganhar independência do poder público, muito embora deva se articular e integrar com este. Aspectos como legalidade, empatia, alteridade, senso de trabalho em equipe, diálogo e respeito mútuo devem constantemente fazer parte dos trabalhos comunitários e do poder público, visto que são alicerces imprescindíveis para o alcance de efetivos resultados”.
Após a realização da palestra, foi ofertada a palavra aos participantes que debateram ativamente no sentido de fomentar as divulgações e estruturações que o Conselho Comunitário de Segurança Pública necessitará, tendo como encaminhamentos a efetiva participação do comando da 14ª Companhia Independente, além da disponibilização de ferramentas, cuidados e sugestões visando um trabalho profícuo em comunidade e em comum acordo com o poder público em geral.
Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
Coronel Eduardo Nunes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Assessoria PMES:
1º tenente Anthony Moraes Costa
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857