Governo do Estado do Espírito Santo
15/11/2013 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 11h51

Polícia Militar promove o 1º Curso de Choque Montado na Cavalaria

O primeiro curso de Choque Montado na Cavalaria da Polícia Militar começa nesta segunda-feira (18). O curso tem a finalidade de qualificar os policiais e equinos do Regimento de Polícia Montada (RPMont) para o emprego onde seja necessária uma atuação mais enérgica da polícia.

O curso tem duração de três semanas e os policiais serão submetidos a uma elevada rotina de instruções práticas a pé e a cavalo, visando o aprimoramento profissional da tropa montada da PMES. Além de aprender a técnica para utilização da força dos equinos em situações extraordinárias, os policiais também serão submetidos a diversas outras instruções como, por exemplo, educação física, legislação, técnicas não letais, psicologia das multidões, controle de distúrbios civis e operações conjuntas da Cavalaria com o Batalhão de Missões Especiais (BME).

A base doutrinária é a mesma do curso de Restabelecimento e Manutenção da Ordem Pública a Cavalo, realizado na Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE) durante o intercâmbio profissional de Oficiais da PM capixaba e militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Portugal, instituição militar responsável pelo policiamento por todo o território lusitano.

Para o comandante do RPMont, tenente- coronel Lamaison Luiz da Silva Silveira, esse intercâmbio foi o ponto de partida para a realização do curso na PMES. “A participação de nossos Oficiais no intercâmbio entre países de língua portuguesa e a dedicação deles para a difusão do conhecimento adquirido foram primordiais para que esse curso pudesse ocorrer no Espírito Santo”, destacou.

Além de preparar militares e equinos, o curso também tem como finalidade sedimentar formas de atuação da Cavalaria da PM em eventos de grande concentração de pessoas, como shows musicais, eventos esportivos, dentre outros. “Em eventos com grande concentração de público, o policial a cavalo passa a ser referência para os demais policiais e para a população e por isso é possível manobrar massas, organizar filas, escoltar pessoas e veículos, tudo antes mesmo de iniciar um tumulto”, explicou o capitão Sidney de Almeida Celante, um dos Oficiais que participou do intercâmbio e agora será o coordenador do curso.

Para a aula inaugural, o convidado ilustre será o ex-comandante geral da PMES e um dos fundadores do então Esquadrão de Polícia Montada “Minas Gerais”, coronel Carlos Magno da Paz Nogueira. Ele fará um breve relato histórico de como se deu a criação da Cavalaria da PM em 1992, as dificuldades da época e as virtudes do policiamento montado que fazem com que ao longo dos séculos a Cavalaria continue sendo empregada por forças policiais de todo o mundo, mantendo a máxima: “Sempre haverá uma Cavalaria”.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard