A Polícia Militar do Espírito Santo realizará ás 20h, do dia 09 de outubro, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento, a Cerimônia de entrega do Espadim Tiradentes aos alunos do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO).
O Espadim teve origem na Rússia, na época dos grandes czares. O czar Alexandre III determinou a um armeiro que fossem confeccionadas pequenas espadas para serem entregues aos príncipes do Império Russo, até que eles estivessem prontos para assumir as funções de comando, quando então trocariam seus Espadins pelas espadas tradicionais. No Brasil, a denominação “Espadim Tiradentes” é uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Alferes Tiradentes, patrono de todas as polícias militares brasileiras.
O Espadim Tiradentes é a arma símbolo dos Alunos Oficiais, e é tradicionalmente entregue após os primeiros meses de adaptação à vida castrense, representando o comando e a integração à vida militar. Traz em sua lâmina a inscrição Pro lege vigilanda (para a vigilância da lei), que denota a importância da espada, não como instrumento de força e de repressão, mas como instrumento da defesa da paz e da ordem pública.
A tradicional cerimônia marcará a apresentação dos 43 Alunos Oficiais à sociedade capixaba, simbolizando a honra e a dignidade dos futuros Oficiais, que desde já firmarão o compromisso com a corporação e com os valores que norteiam a carreira policial militar.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573