A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), promoveu, na tarde da última quarta-feira (07), uma ação de educação ambiental para estudantes na localidade de Claros Dias, zona rural do município de Vargem Alta.
A ação, que foi muito além das lições em sala de aula, contou com a presença de 43 alunos da Escola Pedro Milaneze e de servidores da Prefeitura Municipal de Vargem Alta. Os alunos, com idades entre 8 e 10 anos, puderam colocar em prática o conteúdo dado em palestra. Cada um deles realizou o plantio de uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica, numa área de nascente que precisa ser reflorestada.Após a atividade com os alunos, os servidores da Prefeitura continuaram o plantio. Ao todo, 500 mudas de árvores nativas foram plantadas.
Para o comandante da 4ª Companhia de Polícia Ambiental, Capitão Reinaldo Faria, a atividade foi muito gratificante. “No rosto de cada uma dessas crianças posso ver um brilho de esperança, de confiança no futuro que está por vir. Somente educando nossas crianças e as conscientizando de suas responsabilidades neste mundo que herdarão de nós é que poderemos descansar, após nossa passagem por aqui, com a certeza de que o futuro da humanidade estará garantido”, disse o oficial.
“Recuperando Nascentes”
A atividade faz parte de um projeto denominado “Recuperando Nascentes”, da Polícia Ambiental, que visa recompor a vegetação de áreas em que haja afloramentos de água, com a finalidade de recuperar o potencial hídrico do manancial.
O local de plantio, neste evento, foi identificado a partir das ações de fiscalização, nas quais um agente da Polícia Ambiental, o sargento José Silva, tomou conhecimento de que a nascente que abastece a comunidade estaria com volume de água baixo, já no limiar da possibilidade de atendimento às 25 famílias do local.
Este foi o segundo evento do Projeto, que está em plena execução. Os próximos plantios, de acordo com o BPMA, estão planejados para serem realizados na localidade de Fruteiras, também em Vargem Alta, e no município de Presidente Kennedy, em uma região de nascentes.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573