A Polícia Militar, por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária, participará nos próximos dias 13 e 14 de março do Encontro Nacional do Sistema Socioeducativo. Caso outras áreas da PM possuam interesse no tema, também poderão participar preenchendo a ficha de inscrição que se encontra disponível no SITE do CNJ.
O Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (DMF) está organizando o Encontro Nacional do Sistema Socioeducativo, que será realizado nos dias 13 e 14 de março no Tribunal de Justiça do Espírito Santo, em Vitória. As inscrições podem ser feitas no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) até o dia 6 de março. O portal do CNJ é: (www.cnj.jus.br).
O evento visa à análise e à discussão das medidas socioeducativas aplicadas no Brasil, por meio da troca de experiências entre magistrados e profissionais que atuam diretamente na aplicação dessas medidas.
Medidas socioeducativas são medidas aplicáveis a adolescentes autores de atos infracionais e estão previstas no art. 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Apesar de configurarem resposta à prática de um delito, apresentam um caráter predominantemente educativo e não punitivo. Essas medidas podem ser cumpridas em meio aberto (advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade e liberdade assistida) ou em meio privativo de liberdade (semiliberdade e internação).
Dúvidas sobre o evento poderão ser esclarecidas pelo e-mail dmf@cnj.jus.br ou pelo telefone (61) 2326-4802. A programação completa do evento também pode ser visto no portal do CNJ.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573
E-mail: c