Governo do Estado do Espírito Santo
05/09/2012 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h41

Polícia Militar participa do Desfile da Independência nesta sexta (07)

A Polícia Militar vai participar do tradicional desfile cívico-militar para celebrar o Dia da Independência, na manhã desta sexta-feira (07), no Centro de Vitória. Mais de 500 policiais participarão do evento que contará com a presença do governador Renato Casagrande, do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Henrique Herkenhoff, do comandante geral da PMES, coronel Ronalt Willian de Oliveira, entre outras autoridades civis e militares.

O desfile terá início às 08h30min, na Avenida Jerônimo Monteiro, no Centro de Vitória, passando pelo palanque das autoridades na Praça Oito e seguindo até a escadaria do Palácio Anchieta.

A Polícia Militar será o quinto grupamento a desfilar, tendo a maioria de suas unidades representadas no desfile, onde o público poderá conferir de perto o que a Corporação capixaba emprega diariamente nas ações de policiamento, como viaturas, motocicletas e cavalos.

Militares do Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), do Batalhão de Missões Especiais (BME), do Regimento de Polícia Montada (RPMont), da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e demais Unidades da Grande Vitória irão compor o grupamento de desfile, que será comandado pelo major Pablo Couto, da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP), da Polícia Militar.

A Banda de Música da PMES preparou um repertório especial para a ocasião. Ao longo do desfile serão executadas marchas militares nacionais que servirão de fundo musical para a apresentação da Corporação.

Para o comandante geral da PMES, “o desfile representa a colaboração da instituição para o fortalecimento do civismo perante a sociedade capixaba”.


Breve histórico da Polícia Militar

A Polícia Militar foi criada por meio da Lei Provincial nº 9, decretada pela Assembleia Legislativa em 06 de Abril de 1835, tendo como primeira denominação “Companhia de Guarda de Polícia Provincial”, no governo de Manoel José Pires da Silva Pontes, então Presidente da Província do Espírito Santo.

A composição da Companhia era de três oficiais subalternos, um primeiro sargento, dois segundos sargentos, um furriel, seis cabos, dois cornetas e 100 soldados. Sua regulamentação deu-se em julho do mesmo ano pelo presidente Dr. Joaquim José de Oliveira. Assim nasceu nossa Polícia Militar do Estado do Espírito Santo. O primeiro comandante foi o Alferes Antônio Ferreira Rufino que comandou a Corporação até 02 de dezembro de 1839.

Durante os seus 177 anos de história, a Corporação teve várias denominações, dentre elas: Corpo de Polícia, Companhia de Polícia; Corpo Militar de Polícia, Regimento Policial Militar, Força Pública Estadual, Força Policial Militar e, finalmente, em 1946, Polícia Militar do Espírito Santo.

A Polícia Militar tem como patrono o capitão João Antunes Barbosa Brandão, tenente coronel honorário do Exército Brasileiro, que por mais de dez anos esteve à frente da Companhia de Polícia, de 1873 a 1883, merecendo os mais elevados elogios por parte de todos os presidentes aos quais serviu.

A Polícia Militar se fez presente nos campos de batalha da Guerra do Paraguai, em 1865; na Revolução Paulista de 1924; na Revolução de 1930 e na Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo. Nos episódios de cunho estadual, destaca-se sua participação no conflito da Serra do Caparaó e a atuação na questão Lindeira, decorrente de conflitos surgidos nas zonas limítrofes de Minas Gerais e do Espírito Santo, no norte do Estado, cuja solução final só se deu em 15 de setembro de 1963.

A Polícia Militar possui atualmente dez Diretorias, três Comandos de Polícia Ostensiva, um Comando de Polícia Ostensiva Especializada, uma Corregedoria, um Centro de Formação e Aperfeiçoamento, 14 Batalhões de Policiamento Ostensivo, cinco Batalhões Especializados e seis Companhias Independentes, responsáveis pelo policiamento e preservação da ordem pública em todos os municípios do Estado do Espírito Santo.

Atualmente, o Comando da Polícia Militar é exercido pelo coronel Ronalt Willian de Oliveira.

Banda de Música da Polícia Militar

Criada em 13 de setembro de 1840, com a finalidade de manter elevado o moral da tropa, a Banda de Música da Polícia Militar entendeu desde muito cedo que sua missão não deveria ficar restrita aos quartéis. Seu destino estaria nas ruas agregando a população em torno de si, ao mesmo tempo em que aprendia e ensinava a cultivar as mais valiosas tradições culturais do nosso povo.

Além de executar a sua função típica de Polícia Militar, a Banda de Música da PM realiza concertos sinfônicos em teatros, apresentações em praças públicas, desfiles cívico-militares e variadas apresentações em todo o Estado do Espírito Santo. A Banda possui dois discos e um compacto gravados na década de 1980 em vinil, e três CDs recentes, contendo músicas populares, jazz, músicas do folclore capixaba e clássicos de Natal.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Assessoria de imprensa:
Sandra Dalton / Christiano Mattos
Tel.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 36

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard