A Polícia Militar participou de um treinamento de resgate e atendimento de múltiplas vítimas de acidente de trânsito, no município de Vitória, na manhã deste sábado (21). A ação faz parte do movimento Maio Amarelo e teve como objetivo conscientizar a sociedade em relação aos prejuízos causados pela imprudência de motoristas e chamar atenção à segurança no trânsito.
Toda a ação foi realizada com a participação do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar; das aeronaves do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer); das equipes do Corpo de Bombeiros Militar; Detran|ES; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa); da Guarda Municipal de Trânsito, da Prefeitura de Vitória; de profissionais do Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma; e da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatismo.
O intuito do treinamento foi sensibilizar a população sobre a importância da prudência e mostrar que um acidente como o demonstrado poderia ser evitado com o cumprimento das leis de trânsito. Além de preparar as equipes, envolvidas em cenários como esses, para situações similares ao fato simulado.
Ações
O treinamento foi realizado na Avenida Norte e Sul, no bairro Jardim Camburi. A simulação interditou os dois sentidos da avenida para a maior veracidade dos fatos. O cenário do caso era o seguinte: um veículo transitava no sentido Vitória-Serra, o condutor embriagado invade o canteiro central, perde o controle do veículo e colide de frente a um ônibus e uma moto que vinha no sentido contrário, ferindo 40 pessoas. De imediato as ambulâncias do Samu foram acionadas e posteriormente o Corpo de Bombeiros, por ter pessoas presas às ferragens. Dois helicópteros do NOTAer participaram da simulação e realizaram o transporte aéreo de quatro vítimas em estado grave para a Unidade de Saúde. As viaturas do Batalhão de Trânsito interditaram o local do acidente.
Maio Amarelo
A preocupação constante em reduzir acidentes de trânsito; em transformar nossa sociedade em um povo mais fraterno e educado quando o assunto é trânsito; a incessante busca em programas, projetos, sensibilização e formas de conscientização eficazes e eficientes para todos os tipos de públicos e, com isso, reduzir o gigantesco número de mortos e feridos pelas ruas de todo país, fez com que muitas entidades, já envolvidas com esta causa, convergissem seus esforços para uma mobilização.
Foi então que, em 2014, o Movimento “Maio Amarelo” nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O objetivo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573