Nessa quinta-feira (07), uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) participou da soltura de animais silvestres em Marechal Floriano. Os animais concluíram o tratamento adequado no projeto Cereias, em Aracruz, e foram reintroduzidos no habitat natural. Na soltura, 170 pássaros de várias espécies entre elas canários, coleiros, trinca-ferro e jandaias, retornaram para a natureza.
A Polícia ressalta para a população a importância do resgate de animais selvagens e a comprovação de que eles terão tratamentos adequados e realmente serão soltos na natureza de onde nunca deveriam ter saído.
O Projeto Cereias
O Cereias foi fundado em 1993 com a finalidade de receber animais apreendidos por órgãos de fiscalização ambiental, tais como o BPMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA). Desde o início, 110.000 mil animais já tiveram tratamento no Centro.
Exercendo papel na conservação da biodiversidade, no combate ao tráfico ilegal da fauna brasileira e na conscientização ambiental, o Cereias tornou-se referência nacional como um centro de reintrodução de animais selvagens. Na área há 58 viveiros para abrigar até 2 mil animais e readaptá-los, proporcionando condições de tratamento, atendimento clínico e alimentação apropriada.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573