Governo do Estado do Espírito Santo
29/01/2014 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 15h19

Polícia Militar participa de soltura de 172 animais silvestres em Colatina


Policiais da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), com sede em Colatina, participaram da soltura de 172 animais silvestres, realizada nessa segunda-feira (27), na região Serrana do Estado. A ação foi acompanhada pelo biólogo e coordenador do Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), José da Penha Rodrigues, após a escolha do local e o parecer favorável do Ibama.

Dentre os animais silvestres soltos, destaca-se um macaco bugio que sofreu uma descarga elétrica ao encostar em um fio de alta tensão, no dia 16 de novembro do ano passado, na localidade de Córrego São Salvador, zona rural de Colatina e foi encaminhado para o Projeto Cereias pela Polícia Ambiental, sendo medicado e acompanhado por veterinários e biólogos no Centro até a soltura.

Além do macaco, retornaram também para a natureza outro animal da mesma espécie e ainda cinco jabutis e 165 aves conhecidas por trinca-ferros, canários-da-terra, sabiás, azulões, sanhaços, coleiros dentre outros.

De acordo com o capitão Zambon, comandante da 2ª Companhia Ambiental, o macaco bugio foi resgatado em condições delicadas de saúde, “resgatamos o animal bastante debilitado, com muitas queimaduras e com um ferimento em um dos olhos”. Para o comandante, o momento da soltura vem coroar um fechamento de um ciclo após as apreensões e recolhimentos dos animais silvestres.

Todos os animais soltos são devidamente marcados, tendo um registro incluindo quantidade e sexo. Esta foi à primeira soltura de animais silvestres no ano com a participação da Polícia Ambiental, sendo que outras serão agendadas ao longo do ano.

Os animais encaminhados pelo BPMA ao Cereias passam por uma rigorosa avaliação veterinária, são medicados, tratados e após recuperação, passam por uma nova avaliação com o biólogo José da Penha que vai dizer se estão aptos ou não para a reintrodução na natureza.

Para os policiais ambientais que participaram da soltura, a satisfação do dever cumprido, vendo-os novamente soltos na natureza, é a certeza de que as atuais e futuras gerações poderão apreciar esses belos animais e conhecer a sua importância para o equilíbrio do meio ambiente.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard