Governo do Estado do Espírito Santo
31/05/2016 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 11h41

Polícia Militar participa de reunião para debater o atendimento às vítimas de violência doméstica

A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), por intermédio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC), participou de uma reunião para debates em torno dos atendimentos às vítimas de violência domiciliar, realizado pela PMES no âmbito da rede emergencial e pela patrulha da família. O encontro foi nessa terça-feira (31), na sede do Ministério Público no bairro Praia de Santa Helena, em Vitória.

A reunião contou com a presença do Diretor de Direitos Humanos e Polícia Comunitária da PMES, Coronel Cristhian Tatagiba Franco, da Promotora Claudia Regina Santos Albuquerque Garcia, Coordenadora do Núcleo de Enfrentamento da Violência Doméstica contra a Mulher (NEVID) e da da Gerência de proteção à Mulher, da SESP, Mirian Beccheri Cortez, bem como das delegadas responsáveis pelas Delegacias de Atendimento à Mulher e do Plantão de Emergência respectivo (PEM) e demais oficiais e praças da Polícia Militar.

Segundo dados do Mapa do Crime, elaborado pelo sociólogo argentino Jacobsen Waiselfiz, de 2015, os feminicídios (assassinatos de mulheres) têm se tornado alarmante sob um olhar e perspectiva brutal em torno do desmantelamento das famílias de num amplo contexto. Os números apontam para uma taxa de 4,8 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes e o Espírito Santo, segundo o mesmo estudo, no ano de 2013, chegou a liderar o cenário brasileiro com a taxa de 8,6 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Os atendimentos no âmbito flagrancial são realizados em sua maioria pela Polícia militar do Espírito Santo que, segundo Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica de 2011, os serviços da Instituição no cenário do governo, estão inseridos enquanto um dos componentes da Rede de Atendimento à Mulher em situação de Violência, figurando, neste sentido, como importantíssimos frente à causa de relevante gravidade.

Na reunião foi enfatizado o início de estudos de casos referentes à Lei Maria da Penha, bem como possíveis desmembramentos e ferramentas a serem utilizadas com vistas ao melhor atendimento por parte dos agentes de segurança pública.

As falas dos participantes foram direcionadas a vislumbrar ações, formas e meios de atendimento objetivando um denominador comum no que tange à discussão de fomento de um material que possa direcionar e orientar os profissionais envolvidos diretamente no atendimento dessas ocorrências.

As reuniões serão continuadas e objetivarão a construção conjunta de debates em torno da temática em prol da sociedade capixaba e integração entre todas as instituições envolvidas.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard