A Polícia Militar, representada pelos comandantes do 4º Batalhão, tenente-coronel Sebastião Biato Filho, e da 13ª Companhia Independente, Major Márcio Vieira Holanda, participou da 1ª reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Vila Velha (GGIMVV), ocorrida na manhã desta quarta-feira (28).
Na reunião estiveram presentes, além do prefeito, vice-prefeito e membros das secretarias municipais, o secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, André Garcia, o comandante do 4º Batalhão, tenente-coronel Biato, o comandante da 13ª Cia Independente, major Holanda, o comandante do 38º Batalhão do Exército Brasileiro, coronel Oliveira Costa, representantes da Marinha do Brasil, do Ministério Público Estadual, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Vara de Infância e Juventude, do Corpo de Bombeiros Militar, da Defesa Civil Municipal, dentre outros.
Na ocasião foi apresentado um panorama da segurança pública em Vila Velha e foram explanadas ideias para serem amadurecidas, desde já, visando o aumento da integração entre os órgãos envolvidos.
O comandante do 4º Batalhão da Policia Militar, tenente-coronel Sebastião Biato Filho, reafirmou o compromisso e o afinco da Polícia Militar em buscar soluções conjuntas para a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos vila-velhenses.
“Essas oportunidades são singulares e imprescindíveis para o encontro do melhor caminho a ser seguido. O efetivo do 4º Batalhão tem buscado uma proximidade perene com os demais órgãos, sejam federais, estaduais e municipais, e, principalmente, com a comunidade em geral, em busca de soluções efetivas para aqueles problemas que mais têm afetado o dia a dia do cidadão. Nosso compromisso é atuar de forma compartilhada, servindo a sociedade com apreço, de forma efetiva e transparente”, afirmou.
O subcomandante do 4º Batalhão, Major Leonardo Nunes Barreto, fez uma apresentação que abarcou a divisão territorial do 4º Batalhão, os processos de policiamento que estão em atividade, algumas possíveis formas de interação com o município que precisam ser estudadas, além da explanação de algumas importantes estatísticas relacionadas ao município de Vila Velha no ano de 2017. Dentre os quais, foram apresentados os números de atendimentos realizados na cidade, numa média em torno de 9.000 atendimentos por mês, dos quais aproximadamente 8.000 são exclusivamente do 4º Batalhão.
“Os números apresentados demonstram, com clareza, que nossos policiais têm trabalhado com afinco e dedicação em prol da sociedade capixaba. Voltamos a nossa normalidade diante da capacidade de atendimento da demanda oriunda do CIODES de Urgência e Emergência. Não cabe mais aceitar que insinuem que a Polícia Militar precisa voltar a trabalhar. Para o comando da unidade, a crise da segurança pública capixaba vivenciada em fevereiro é página virada. Somos responsáveis e também fazemos parte da sociedade para a qual servimos. Nossa intenção é melhorar cada dia mais”, concluiu.
O major Márcio Vieira Hollanda, apresentou a estrutura da 13ª Companhia Independente, com sua divisão territorial por pelotões, e, também, com a quantidade de efetivo e meios logísticos disponíveis para empenho. O comandante realçou a importância da integração para o desenvolvimento de um trabalho sólido e efetivo no que se refere à segurança pública e relatou a motivação de sua equipe para desenvolver o trabalho em conjunto com a comunidade da área da 13ª Cia Independente.
A próxima reunião foi agendada para o dia 27 de julho, com o objetivo de dar continuidade ao processo de integração no GGIMVV.
Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
Coronel Eduardo Nunes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Assessoria PMES:
2º tenente Anthony Moraes Costa
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857