Governo do Estado do Espírito Santo
19/03/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 13h50

Polícia Militar participa de projeto de recuperação de nascentes em Vargem Alta


Nesta terça-feira (18), o comandante da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental, capitão Reinaldo Faria, e o sargento José Silva, estiveram na comunidade de Claros Dias, no município de Vargem Alta, onde participaram de uma reunião juntamente com o prefeito Municipal, João Bosco, e com alguns de seus secretários, a fim de debater os detalhes do projeto de recuperação de uma nascente que abastece a localidade. Cerca de 40 moradores da região também estavam presentes.

Na oportunidade, o capitão Reinaldo informou aos presentes que a ideia de recuperar a nascente partiu das experiências pelas quais o sargento José Silva vem passando nas atividades de educação ambiental, quando muitos estudantes e membros da sociedade civil relatam os casos de degradação e desmatamento que afetam as suas comunidades e as consequências danosas para o meio ambiente.

Assim, o militar foi procurado por um morador da comunidade, José Ângelo, que relatou que a nascente já não está sendo capaz de atender a demanda por água e vem secando a cada ano, preocupando os moradores. Dessa forma, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente Municipal, o sargento manteve contato com o proprietário da área em que fica a nascente, que prontamente se dispôs a adotar as medidas necessárias para que o gado não tenha mais acesso ao manancial. A partir daí, o BPMA solicitou mudas de espécies nativas da Mata Atlântica para o plantio, que já foram cedidas pela Pastoral da Ecologia de Cachoeiro de Itapemirim, e estão à disposição do projeto.

A municipalidade, por sua vez, na pessoa do prefeito João Bosco, assumiu o compromisso de ceder o material, como estacas, mourões e arame, para proteger a área, possibilitando o plantio das mudas. Já a comunidade se comprometeu a participar do processo de plantio das mudas e dos cuidados necessários para que no local se forme uma vegetação que possibilite a recuperação da nascente.

De acordo com o sargento Silva, idealizador do projeto, “o envolvimento de vários atores sociais, como a Polícia, o Poder Público Municipal, a comunidade e as organizações de proteção ao meio ambiente como a Pastoral da Ecologia é um fator decisivo para que a proteção ambiental efetivamente ocorra. Não podemos ficar somente no discurso e precisamos de ações concretas o mais rápido possível para protegermos os nossos recursos naturais”.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard