Policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) participaram de uma operação conjunta entre agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), entre os dias 4 e 7 de setembro na Floresta Nacional de Pacotuba (Flona), no município de Cachoeiro de Itapemirim.
O objetivo da operação foi combater possíveis crimes ambientais não só no interior da Flona como também na área de entorno, incluindo um trabalho de conscientização com a distribuição de folders.
Durante a operação as equipes apreenderam em uma propriedade no entorno da Unidade de Conservação, um total de 29,59m³ de madeiras nativas, que se encontravam depositadas sem o devido Documento de Origem Florestal (DOF), o qual representa a licença obrigatória para o controle do transporte de produto e subproduto florestal de origem nativa. O DOF acompanhará, obrigatoriamente, o produto ou subproduto florestal nativo, da origem ao destino nele consignado, por meio de transporte individual: rodoviário, aéreo, ferroviário, fluvial ou marítimo.
Toda a madeira apreendida foi depositada na Flona, sendo confeccionado pelos agentes do Ibama o termo de apreensão e depósito.
Foram apreendidos ainda 13 pássaros da fauna silvestre brasileira, dentre eles trinca-ferros, coleiros e corrupião, onde apesar de alguns deles estarem devidamente registrados, os responsáveis os possuíam em desacordo com a autorização.
É importante frisar que possuir os pássaros em desacordo com o registro inclui uma série de fatores, como por exemplo: não constar na relação a quantidade de pássaros existente na residência, pássaros anilhados que não constam na relação do Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passiformes, pássaros sem anilhas junto aos demais registrados, adulteração de anilhas, anilhas falsas, fuga e óbito sem comunicação no sistema, endereço diferente do que consta no sistema, dentre outros.
Além do boletim de ocorrência ambiental, foram lavrados três autos de infração, três termos de embargo e três termos de apreensão, em desfavor das três pessoas abordadas.
Os pássaros foram recolhidos pelos agentes do Ibama e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) localizado no município da Serra.
Ao final de domingo (7), também foi realizada uma blitz nos acessos da Flona com objetivo de monitoramento do fluxo de pessoas que passam no local, bem como reprimir crimes de caça, que ainda são constantes na região.
Segundo o Agente do Ibama, Guilherme Gomes de Souza, esse tipo de operação conjunta é muito importante já que contribui para a consolidação de parcerias entre três importantes instituições que são o Ibama, ICMBio e a Polícia Militar Ambiental. “As ações em conjunto contribuem para a troca de informação em favor da natureza”, ressalta.
A Floresta Nacional de Pacotuba:
Foi criada em 13 de dezembro de 2002 e tem uma área de 450,59 hectares, área equivalente a 450 campos de futebol. Seus objetivos principais são a promoção de trabalhos voltados para Educação Ambiental e o desenvolvimento de pesquisas científicas, aliando a preservação ambiental ao desenvolvimento sustentável das populações no seu entorno.
É coberta por Mata Atlântica Estacional Semidecidual e apresenta área de em diferentes estágios de conservação. Dentre as espécies mais conhecidas regionalmente, encontramos o jequitibá, a braúna, a peroba-amarela, a copaíba, o vinhático, dentre outras.
Por ter um tamanho reduzido a Flona de Pacotuba não apresenta mais a ocorrência de diversas espécies que habitavam a região no passado, sendo que as que mais se destacam são as duas de macacos bugio ou barbado e o macaco prego. Ainda assim, encontramos espécies da fauna ameaçadas de extinção como a jaguatirica e o papagaio-de-cabeça-vermelha.
Denuncias:
Ao ICMBio e Ibama: 0800-618080
Flona de Pacotuba: (28) 3539-7105, e-mail: flonapacotuba.es@icmbio.gov.br
Polícia Ambiental: (28) 3521-3358 Cachoeiro e (28) 3553-2042 Guaçuí.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573