Governo do Estado do Espírito Santo
07/10/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 15h10

Polícia Militar participa de expedição científica do Rio Doce

Equipes em terra e embarcada da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) iniciaram, nesta segunda-feira (06), o apoio à primeira Expedição Científica do Rio Doce, que conta com a participação do Corpo de Bombeiros, de equipes de professores e alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) do Campus Colatina, da Associação de Pescadores Amadores de Colatina (Apesc), além da Rede Gazeta com apoio logístico e cobertura jornalística.

O objetivo da expedição é fazer um diagnóstico da situação em que se encontra o Rio Doce com coleta de dados e materiais para análise da água, do solo e da vegetação, além de identificar e apontar os principais problemas do rio.

Durante esse tempo a Polícia Militar Ambiental realizará fiscalização intensificada da calha e margens do manancial. Há uma embarcação acompanhando as equipes pela água, além de viaturas realizando apoio e fiscalização na margem do rio.

Segundo o comandante da 2ª Companhia Ambiental, capitão Anderson Zambom, “o diagnóstico é de fundamental importância para que se possam encontrar alternativas para o uso sustentável e racional do Rio Doce, uma vez que a degradação de sua bacia é intensa, grave e cada vez mais perceptível aos moradores da região”. Disse ainda que atualmente seu nível de água está extremamente baixo e não se têm soluções imediatas para resolver esse e outros problemas do rio, tais como o tratamento do esgoto sanitário quase inexistente nos municípios onde ele passa, sendo a poluição, assoreamento, pesca predatória, uso indiscriminado da água alguns exemplos de problemas que se busca registrar, medir e procurar solucionar, concluiu.

Ao final da expedição, os professores do Ifes farão um diagnóstico que será entregue para os governos do Espírito Santo e de Minas Gerais. Todo o resultado juntamente com relatórios fotográficos e outros documentos serão utilizados também pela Polícia Militar Ambiental no trabalho preventivo de educação nas escolas, eventos envolvendo o tema, visando, sobretudo despertar nas populações que vivem às margens do rio a importância da preservação e do cuidado com o meio ambiente.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard