Governo do Estado do Espírito Santo
21/08/2012 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h37

Polícia Militar participa de caminhada de combate ao fumo


Para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no dia 29 de agosto, a Diretoria de Saúde do Hospital da Polícia Militar (HPM) participará de uma caminhada neste domingo (26). A equipe do Programa de Controle do Tabagismo do HPM estará no evento, que é aberto à comunidade. A concentração será às 8 horas, na Praça dos Namorados, na Praia do Canto. Os participantes irão percorrer um trajeto de, aproximadamente, 2,5 km quilômetros.

No local haverá sorteios de brindes, atividade física, informações sobre os males causados pelo cigarro e orientação para tratamento. O evento, que está em sua quarta edição, é organizado pela Secretaria de Estado Saúde, Sociedade de Pneumologia do Espírito Santo e secretarias municipais de Saúde de Vitória e Vila Velha.

“A caminhada será um estímulo à prática de atividade física para uma vida saudável. Para quem veste a camisa da prevenção, esta é uma oportunidade de incentivar as pessoas a largarem o cigarro. Amigos e familiares de quem fuma podem vestir essa bandeira. Existe tratamento e a possibilidade de largar o cigarro”, disse a coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo da Diretoria de Saúde da Polícia Militar, Cristiane Freire Bastos de Freitas.

Tratamento no Hospital da Polícia Militar

Quem deseja parar fumar pode procurar tratamento no Hospital da Polícia Militar. A unidade oferece um programa aberto à comunidade que funciona desde 2004. O Programa de Controle do Tabagismo do HPM atende a uma média anual de 230 pessoas. Os pacientes participam de encontros semanais de uma hora e meia cada, totalizando quatro sessões e acompanhamento uma vez por mês.

O programa possui um grupo de apoio terapêutico, composto por uma equipe multidisciplinar com por médicos, enfermeiros e psicólogos. O apoio medicamentoso e psicológico é realizado pelo médico do programa se houver necessidade. Na impossibilidade do paciente participar do grupo, o mesmo pode ser acompanhado individualmente.

“Em média, 69% das pessoas que participam do programa deixam o cigarro. Em 2010, o programa tornou-se referência para o Núcleo Especial de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde na capacitação dos profissionais de saúde do Espírito Santo no que diz respeito ao tratamento intensivo de fumantes”, explica a coordenadora do programa, Cristiane Freire Bastos de Freitas.

O tabagismo é considerado pelo Ministério da Saúde um problema de saúde pública. Anualmente, o cigarro mata três milhões de pessoas no mundo. “O cigarro está associado a 30% das mortes por câncer, 85% das mortes por doença pulmonar crônica, 90% das mortes por câncer do pulmão, 30% das mortes por doença coronariana e 25% das mortes por doença cerebrovascular, entre outras”, explica Cristiane.

O Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo é o primeiro hospital militar do Brasil a realizar o tratamento ao tabagista. Para participar do programa, basta entrar em contato com a unidade por meio do telefone 3636-6552.

Serviço:
Programa de Controle do Tabagismo da Diretoria de Saúde da Polícia Militar
Telefone: 3636-6552


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues
Tel.: 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br

Assessoria de imprensa:
Sandra Dalton / Christiano Mattos
Tel.: (27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapm

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard