Nessa segunda-feira (04), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) participou de uma reunião com pescadores, onde foram esclarecidas as normas de uso das ilhas costeiras no litoral de Vila Velha. Também participaram da ação a Capitania dos Portos do ES, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Vila Velha e a ONG Avidepa.
A reunião foi realizada na Prefeitura de Vila Velha e teve como objetivo orientar os pescadores quanto às praticas corretas na visitação as ilhas costeiras especialmente protegidas ou que constituem sítios reprodutivos de aves, sendo elas a Ilha dos Pacotes, a Ilha Pituã, arquipélago Itatiaia e a Ilha das Garças.
Essas ilhas estão se tornando pontos turísticos, recebendo dezenas de pessoas nos finais de semana durante o verão. Entretanto, é necessária a restrição do número de pessoas que acessam o local, visando à manutenção da sustentabilidade e a proteção da avifauna residente e migratória das ilhas.
“Os principais problemas gerados com a grande visitação nas ilhas são relacionados ao uso do fogo, corte de vegetação, instalação de acampamentos, acúmulo de lixo e a perturbação da fauna”, afirma o comandante do 1º pelotão da 1ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, sediada em Cariacica, Tenente Ravani.
Na ação também foram destacados os crimes ambientais praticados no local e suas consequências, além da questão do transporte de passageiros para as ilhas, uma vez que o desembarque é proibido durante a temporada de reprodução das aves, que ocorre entre os meses de maio e setembro.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573