Governo do Estado do Espírito Santo
15/02/2012 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 10h01

Polícia Militar orienta foliões para um carnaval seguro

Com a chegada do carnaval muitas pessoas aproveitam o feriado prolongado para viajar e curtir as programações festivas deste período. E para garantir mais segurança aos foliões, a Polícia Militar reforça a necessidade da população adotar tomar certos cuidados para a prevenção de crimes. Pequenas iniciativas podem contribuir com o trabalho policial e possibilitar que imprevistos não acabem com a diversão. Confira as dicas:


Na folia

• A PM orienta que em locais onde há grande concentração de pessoas o cidadão deve evitar ostentar relógios caros, joias, máquinas fotográficas, celulares ou aparelhos de MP3, pois estes locais são visados e de fácil mobilização dos marginais.
• Evite andar com carteira fazendo volume no bolso. Saia apenas com um documento de identificação e dinheiro para pequenas despesas. Outra sugestão é não usar caixas eletrônicos em locais isolados, principalmente à noite, e nunca aceitar orientações de pessoas estranhas.
• Evite o excesso de bebida alcoólica e, se for beber, não dirija.
• Afaste-se de brigas e confusões. Não banque o curioso para saber o que está acontecendo.
• Em caso de ser vítima de alguma ação criminosa, não reaja e acione imediatamente a Polícia Militar pelo telefone 190, informando as características da pessoa e a direção que ela tomou.

Na praia

• É preciso tomar cuidado com objetos pessoais, já que se trata de um local de grande aglomeração de pessoas. Deixe objetos de valor em um lugar realmente seguro. A dica é manter a atenção e não se descuidar dos pertences na areia ou ao tomar banho de mar, por exemplo. Caso perceba alguma situação suspeita, ligue para o 190 e acione a PM.
• E para que a imprudência não atrapalhe o feriado, obedeça à sinalização dos locais perigosos. Entre no mar com cuidado e não vá muito para o fundo (a profundidade máxima deve ser quando a água atinge o nível do umbigo);
• Permaneça longe de encostas e pedras; e se perceber alguém com dificuldades na água, mantenha a calma e chame imediatamente um salva-vidas.

Em casa

• Ao sair de casa, é importante que as trancas e fechaduras estejam em bom estado, para que assim, as ações de criminosos sejam dificultadas. Não deixar os cadeados do lado de fora das portas e portões também é outra sugestão. Deixá-los à mostra é uma alternativa de demonstração que o morador não está na residência.
• A Polícia Militar também alerta aos cidadãos que não é aconselhável deixar as luzes das residências acesas, pois é fator determinante para apontar que a casa está vazia. Outra atitude indicada é desligar as campainhas eletrônicas. Criminosos têm como táticas apertá-las insistentemente até serem convencidos de que não há ninguém no local.
• Ao sair, peça aos vizinhos que prestem atenção a sua casa. Desta forma, a polícia pode ser acionada por meio do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes- 190) quando os vizinhos detectarem alguma movimentação estranha.

No carro

• Antes de estacionar em via pública, observe a presença de pessoas suspeitas, pois são nestes momentos que os criminosos costumam abordar as vítimas.
• Estacione seu veículo em locais iluminados e movimentados; procure usar proteção adicional como trava de segurança e alarme.
• Tenha cuidado nos cruzamentos durante a noite. Respeite o limite de velocidade e tenha atenção para a sinalização de trânsito.
• Mantenha em dia a revisão do veículo para não haver contratempos na estrada. Verifique as condições dos pneus, retrovisores e a manutenção do motor.
• No trânsito não pare o carro para discutir freadas bruscas ou mesmo pequenas batidas, em especial à noite. Com frequência os ladrões começam dessa maneira um assalto. Se o pneu de seu carro furou em local perigoso, não corra riscos. Andar um ou dois quilômetros com o pneu baixo ou vazio pode lhe trazer prejuízo menor do que ser assaltado.

Crianças

• Em locais com grande aglomeração, faça um crachá ou pulseira com nome da criança, endereço, telefone e nome do responsável, assim a PM ou o organizador do evento pode localizar mais rapidamente os responsáveis no caso da criança se perder. Além disso, toda criança deve saber seu endereço, telefone, nome dos pais ou responsáveis.
• Oriente as crianças a procurarem ajuda de um policial sempre que precisarem (pessoalmente ou pelo telefone 190);
• Mantenha crianças sempre por perto, principalmente em praias e clubes;
• Não deixar que as crianças fiquem sozinhas em casa. Abandono de incapaz é crime, sujeito a reclusão, com pena que varia de um a cinco anos. As crianças também podem se envolver em acidentes domésticos estando sem a supervisão de um adulto.
• Mesmo que a criança esteja acompanhada em casa, é importante alertá-la para não abrir a porta para qualquer pessoa e a qualquer situação de emergência ligar para o 190.

De acordo com o capitão Almir Cruz, do 1º Batalhão da Polícia Militar, as dicas são simples e se adotadas pelas pessoas no dia a dia podem garantir um feriado tranquilo e, principalmente, evitar assaltos e outros crimes. “Adotar um comportamento preventivo gera maior sensação de segurança para todos. Essa é a melhor solução para evitar crimes e demais situações desagradáveis. Esteja atento e aproveite bastante seu carnaval com segurança e moderação”, finalizou.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard