Policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizaram fiscalizações, na tarde desse sábado (26), em propriedades rurais dos municípios de São Mateus e Nova Venécia e constataram a prática ilegal de corte seletivo de madeira nativa, assim como a implementação de secador de café sem a devida licença de órgão ambiental.
Em uma propriedade localizada no Córrego Serrinha, município de São Mateus, os militares constataram, após denúncias anônimas, que um agricultor de 60 anos realizava corte seletivo de árvores nativas sem a devida licença de órgão ambiental competente. No local, os policiais identificaram cerca de 60 (sessenta) estacas beneficiadas para uso na estruturação de lavoura de pimenta do reino, totalizando 01 (um) metro cúbico de madeira. O agricultor já havia sido notificado administrativamente pelo Instituto de Defesa Agropecuária (IDAF) pela mesma prática.
No distrito de Córrego Santa Inês, Nova Venécia, a mesma equipe policial, mediante denúncia anônima, fiscalizou a propriedade de um agricultor de 43 anos. No local, os militares detectaram outro corte seletivo ilegal, encontrando 02 (duas) árvores, que totalizavam 2,8 metros cúbicos de madeira, derrubadas com uso de motosserra. Um terceiro tronco havia sido serrado, e o restante de sua estrutura já tinha sido usado como lenha para um secador de café, que também não possuía a devida licença para funcionamento. O agricultor foi notificado e passou a ficar na condição de fiel depositário da madeira e do secador de café até adoção das medidas legais por parte do Juizado Especial Criminal (Jecrim) do município.
De acordo com os policiais, Termos Circunstanciados foram lavrados para os agricultores, que deverão apresentar defesa prévia junto ao órgão competente.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573