Uma equipe da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou nessa terça-feira (27), em um Centro de Formação de Condutores instalado no bairro Coronel Borges, em Cachoeiro de Itapemirim, uma palestra para 30 alunos do curso de formação de condutores de veículos.
No encontro, o sargento Silva e o cabo Simmer, abordaram temas ligados à preservação da vida e do meio ambiente, enfatizando a necessidade do uso consciente de todos os recursos naturais disponíveis, com foco na utilização dos veículos automotores e suas influências na qualidade do meio ambiente em que vivemos.
Durante as discussões, citaram como exemplo o desperdício de água tratada na lavagem dos veículos e a contaminação de nossos mananciais provocada pelo uso de produtos químicos, durante a lavagem.
Segundo o sargento Silva, “o condutor ambientalmente consciente até mesmo na hora de deixar seu veículo em um lava-Jato, deve procurar se informar se o estabelecimento tem ou não Licença Ambiental para funcionar, visto que aqueles que estão licenciados estão obrigados a ter dispositivos de controle ambiental visando reduzir a contaminação da água utilizada antes de devolvê-la ao meio ambiente”.
Disse ainda que, outra atitude proativa para a preservação do meio ambiente envolve a manutenção adequada do veículo, como por exemplo, manter o catalisador em boas condições de funcionamento, o qual reduz a emissão de gases que provocam o efeito estufa, manter ao longo das rodovias um meio ambiente saudável, trazendo consigo sempre uma lixeira veicular evitando lançar lixo em via púbica, pontas de cigarro, que inclusive, pode resultar em incêndios florestais.
Vários questionamentos foram respondidos, a respeito da Lei 9.605/98, a conhecida Lei de Crimes Ambientais.
O sargento Silva, que também é instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), aproveitou a oportunidade para orientar os futuros condutores sobre uso de drogas lícitas e ilícitas, especialmente quando na condução de veículos, frisando que ouso de bebidas alcoólicas têm provocado grandes perdas nas famílias brasileiras.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573