A Polícia Militar, por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) da PMES e Coordenação Estadual do Proerd realizou duas palestras, nessa quarta-feira (24) no colégio Estadual de Ensino Médio Agenor Roris, em Itaparica município de Vila Velha. As palestras foram realizadas no auditório do colégio no período da manhã e contemplou 16 turmas do 1º ao 3º ano. Ao todo, 600 alunos foram atendidos com uma palestra que teve por tema “Uso Indevido de Drogas Lícitas e Ilícitas”.
Durante a palestra, que foi ministrada pelos instrutores do Proerd, cabo Duarte e soldado Thais, assuntos como tipos de drogas, efeitos das drogas, consequências do uso indevido e controle sobre o uso foram apresentados aos alunos, que puderam entender como é o processo de produção de dopamina no cérebro e como isso acontece quando o indivíduo usa algum tipo de droga.
A pedagoga do colégio Agenor Roris, Maria de Lourdes Caus, disse que a palestra e a dinâmica feita com a participação voluntária de 18 alunos das turmas foi fundamental para compreensão dos alunos do ensino médio que convivem com convites constantes para o uso de drogas. “Falar nós falamos, é função da escola, mas com a experiências dos policiais e com a dinâmica que eles fizeram com os alunos ficou fácil entender o motivo que leva a pessoa se tornar um dependente químico, com isso com certeza eles irão refletir com mais clareza sobre esse tema que se torna cada vez mais comum sem, contudo perder o risco”, afirmou a pedagoga.
A palestra contou com uso de vídeos, imagens e a própria experiência dos policiais palestrantes.
Já nas palavras do Diretor DDHPC, coronel Carlos Henrique P. França, o diálogo com estudantes é um grande remédio para sanar o problema drogas. “Se depois das palestras, um único aluno souber dizer não ao oferecimento de drogas quando ele acontecer, já nos sentimos recompensados”, afirmou.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573