Governo do Estado do Espírito Santo
24/04/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 14h02

Polícia Militar lança Patrulha Rural na Região Serrana


A Polícia Militar, por meio da 6ª Companhia Independente, vai lançar oficialmente na próxima terça-feira (29), a Patrulha Rural nos municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano.

O Projeto concentra atenção especial às comunidades e produtores rurais das duas cidades. Serão quatro viaturas novas, com policiais capacitados e treinados na filosofia de Polícia Comunitária para o atendimento ao homem do campo.

Segundo o Comandante da 6ª Companhia Independente, Major Marcelo Muniz, a ampliação do efetivo da unidade possibilitou a implantação desse importante projeto, que levará a efetiva presença da Polícia Militar ao interior desses municípios. O Major ressaltou que o trabalho será realizado em parceria com as comunidades, e afirmou que “o policiamento comunitário jamais ocorrerá onde não exista boa relação de proximidade e confiança recíproca, entre a polícia e as comunidades”.

A decisão de desenvolver um projeto exclusivo para as comunidades rurais partiu da observação das peculiaridades da região. Os dados científicos produzidos por institutos e órgãos públicos como: IBGE, INCRA, Prefeituras, e pela própria Polícia, confirmaram a diversidade rural x urbano vivenciada na prática, no dia a dia, indicando a necessidade de estratégias diferenciadas.

Para o Capitão Edinei Balbino, além dos aspectos culturais, as cidades guardam características que precisam ser observadas. Citou, como exemplo, que dos 31 mil habitantes de Domingos Martins, 80% da população está na área rural e apenas 20% na área urbana, e que no município há cerca de 5.549 imóveis rurais, além de mais de 8 mil quilômetros de estradas não pavimentadas.

Embora o lançamento oficial seja somente na próxima terça feira (29), o projeto já está em plena execução desde o dia 24 de Março deste ano. Nesse período, já foram visitadas mais de 136 famílias e patrulhadas, com orientação por satélite, cerca de 3.300 quilômetros de estradas vicinais.

O Major Muniz frisou que o objetivo será sempre a integração entre os diferentes órgãos. Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Prefeitura Municipal, igrejas, escolas, hospitais, associações, sindicatos, e, sobretudo a comunidade, todos, em busca por soluções diárias para convivência pacífica e harmoniosa.

Lançamento do Projeto Patrulha Rural:

Dia: 29/04/2014

Horário: 18h

Local: Praça Arthur Gerhardt, Domingos Martins.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard