O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou uma fiscalização, no último domingo (15), nas feiras livres de São Mateus e Conceição da Barra, em decorrência do período da piracema, e não foi constatada nenhuma ilegalidade.
Após as fiscalizações, a equipe seguiu para Cachoeira do Rio São José, na zona rural de Sooretama, onde três pessoas, ao perceberem a aproximação da viatura, fugiram para dentro de uma mata, abandonando uma tarrafa, uma motoneta cor vermelha sem placa, uma bicicleta e pouco mais de um quilo de pescados diversos. Eles não foram localizados pelos militares.
Os materiais encontrados foram encaminhados para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Linhares, juntamente com o boletim de ocorrência policial enquanto o pescado foi destinado a uma entidade filantrópica do município.
Piracema
A piracema acontece todos os anos, no início do período das chuvas, sendo considerado um fenômeno natural essencial para a preservação dos peixes. O fenômeno se caracteriza pela subida dos peixes pela correnteza, em busca das águas mais amenas das cabeceiras dos rios, inclusive, vencendo obstáculos naturais com o objetivo de reprodução.
Durante o período de piracema, fica proibida qualquer atividade de pesca nas águas de rios, córregos, lagoas, etc. Inclusive os pescadores profissionais ficam proibidos de pescar com o uso de redes, tarrafas e outras armadilhas, à exceção do jequi; sendo apenas permitido a todos eles o uso de linha de mão, vara com caniço simples e anzol, às margens de rios e reservatórios.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573