A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) tem intensificado as ações com abordagens específicas a táxis na Grande Vitória. O objetivo é fiscalizá-los em dias e horários estratégicos e inibir a ação de criminosos, como também, garantir a tranquilidade da classe.
"A intenção é trabalhar na prevenção de crimes e no policiamento das situações de vulnerabilidade, a fim de evitar que os taxistas sejam alvos de criminosos. É proporcionar maior segurança tanto para os profissionais taxistas, quanto aos passageiros", explica o comandante do Policiamento Ostensivo Metropolitano, coronel Edmilson.
Além dessas atuações, realizadas por militares do CPOM, os trabalhos também contam com o apoio dos batalhões da Grande Vitória. “Junto com os trabalhos já desenvolvidos pelos batalhões da Grande Vitória, vamos integrar ainda mais as ações de segurança para esta categoria. Para isso, a intensificação das blitze, principalmente, à noite e em locais estratégicos”, diz o coronel Ronalt Willian, comandante Geral da PMES.
“As ações específicas para a categoria de taxistas foram incluídas nos trabalhos diários das equipes de rua da corporação; as blitze são constantes ao longo do serviço. As rondas preventivas também foram reforçadas nos pontos onde os profissionais atuam, principalmente à noite”, enfatiza o comandante do CPOM.
Parceria Ciodes – 190
Atualmente, os taxistas registrados junto ao município contam com sistema rastreador instalado nos veículos, conhecido como “botão de pânico”. O monitoramento da frota é realizado por uma empresa particular contratada para o serviço e, sempre que existe a necessidade de intervenção policial, o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes-190) é acionado para verificar o fato.
Segundo o comandante do Patrulhamento Ostensivo Metropolitano da PM, coronel Edmilson dos Santos, nas estratégias traçadas pela PM, os táxis recebem sempre uma atenção especial. “Durante nossas abordagens tentamos priorizar esse tipo de veículo, que é muito utilizado como meio de transporte pelos criminosos”, explica o coronel.
Dicas de segurança
O comandante do CPOM lembra que, mesmo com todas as ações desenvolvidas, é necessário que os taxistas colaborem com o trabalho da polícia. “Eles devem ficar atentos aos passageiros que irão transportar e sempre manter uma postura atenta. Procurar identificar em seus deslocamentos habituais postos policiais, pontos de estacionamento de viaturas e ainda postos de abastecimentos 24 horas, além de outros estabelecimentos comerciais que, em situação de emergência, podem servir como ponto de apoio e, principalmente, em hipótese alguma tentar reagir aos assaltos”, finalizou.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8717
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com