Governo do Estado do Espírito Santo
16/09/2013 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 11h26

Polícia Militar inicia Curso de Operações de Choque

O Batalhão de Missões Especiais (BME) da Polícia Militar iniciou nesta segunda-feira (16) o Curso de Operações de Choque destinado a 36 policiais militares, sendo quatro vagas para militares de outros estados da federação como Brasília, Tocantins, Rio de Janeiro e Goiás.

O curso terá duração de 51 dias, com uma carga horária de 324 horas/aulas e permitirá aos alunos o aprimoramento técnico por intermédio de diversas disciplinas. O objetivo do curso é capacitar policiais militares a atuarem em operações de choque. O curso se estende até o dia 05 de novembro, em regime integral.

De acordo com o major Marcio Vieira Holanda, as ações de controle de distúrbios civis, tem um significado vasto. “As operações de choque não se resumem ao atendimento de distúrbios civis, compreendem outras atividades como as operações motorizadas, policiamento em eventos, gerenciamento de crises e tantas outras prescritas na carta de serviços prestadas pelo BME à sociedade capixaba”, explicou o major na aula inaugural do curso na manhã da segunda-feira (16).

Em substituição ao antigo Curso de Operações Táticas Motorizadas, o Curso de Operações de Choque tem como proposta principal desenvolver um amplo rol de habilidades do policial militar no desempenho de suas funções rotineiras sejam elas relacionadas ao Controle de Distúrbios Civis, Operações Motorizadas, Gerenciamento de Crises ou qualquer outra que suplante a capacidade operativa das tropas regulares.

O treinamento irá possibilitar ao policial militar condições de atuação técnica e segura e garantirá uma melhor qualidade na prestação de serviço à sociedade capixaba, principalmente quando em contato direto com comunidades vulneráveis aos riscos sociais, tais quais os aglomerados do Programa Estado Presente.

O comandante do BME, tenente-coronel Alexandre Ramalho, destacou que este é o 4º curso realizado pela Unidade neste ano. “Apesar das dificuldades em conciliar o ensino com as atividades operacionais, os cursos são importantíssimos para aperfeiçoar técnicas e táticas policiais, bem como elevar o nível dos serviços colocados à disposição dos cidadãos do nosso Estado”, disse o comandante.

Formação

Durante o treinamento, os alunos terão diversas disciplinas, tais como: Armamento e equipamento policial, abordagem policial, treinamento físico militar, técnicas não letais de intervenção policial, policiamento em eventos, técnicas e táticas de controle de distúrbios civis, noções de negociação de crises com reféns localizados, tiro tático policial, gerenciamento de crises e mediação de conflitos, ocorrências envolvendo explosivos, patrulhamento em áreas de alto risco, escoltas diversas, noções de cinotecnia, operações com apoio de aeronave, identificação veicular e documental, operações de inteligência policial, doutrina de patrulhamento tático motorizado e noções de manutenção e condução de viatura.

O maior número de alunos é do BME e totaliza 20 vagas, as demais são destinadas a policiais militares da corporação, além de seis vagas destinadas a militares de outros estados.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 8802-3244 / 8802-3326 / 3636-1573
E-mail:

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard