Na manhã desta sexta-feira (11), o Regimento de Polícia Montada da PMES iniciou o Curso de Choque Montado, que se estenderá até o dia 06 de maio. O curso, com carga horária de 142 horas/aula, conta com a participação de dezenove militares.
A aula inaugural, realizada na sede da Cavalaria, foi ministrada pelo Ten Cel QOC Márcio Eugênio Sartório, que explicou a evolução da interação homem-cavalo, desde a expansão dos grandes impérios até a ocupação e colonização de territórios. O oficial apontou o atual emprego da Cavalaria em ações de Controle de Distúrbio Civil (CDC), apresentando táticas e técnicas adotadas por todo mundo.
O curso, que faz parte do planejamento estratégico da Polícia Militar e do Regimento de Polícia Montada, visa preparar os policiais militares para os eventos de evidente desordem social. Os militares cavalarianos estarão aptos, ao fim do curso, para atuar em diversas condições de tempo, terrenos e horários.
Para o Coordenador do Curso, o Capitão QOC Joabson de Almeida Monteiro, que recentemente participou do Curso de Restabelecimento e Manutenção de Ordem Pública a Cavalo (CRMOP), em Portugal, “as instruções têm o objetivo de preparar os policiais, bem como os animais, para os eventos em que haja a necessidade do emprego do cavalo com a finalidade de restabelecer a ordem e a legalidade.”
A grade curricular conta com disciplinas como Equitação Policial III, Choque Montado, Psicologia das Multidões, Comportamento Equino, Treinamento Físico Militar Aplicado, CDC, Operações de Choque Montado e Técnicas Menos-Letais.
Além dos alunos, participaram da aula inaugural os oficiais da Unidade, professores e o Major Maxwel Rezende Damaceno, representante da Diretora da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP).
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573