Governo do Estado do Espírito Santo
26/11/2013 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 11h55

Polícia Militar inicia ciclo de instruções sobre explosivos

Policiais da Companhia de Operações Especiais (COE) do Batalhão de Missões Especiais (BME) alertaram os profissionais dos setores públicos e privados em relação às condutas que devem ser adotadas em caso de ocorrências envolvendo artefatos explosivos.

A equipe de explosivistas da COE, seguindo as diretrizes estratégicas do Plano de Comando do BME e visando a aproximação e esclarecimento de profissionais sobre como agir em caso de se depararem com um artefato explosivo, deu continuidade ao ciclo de palestras referentes ao assunto.

Nessa terça-feira (26) foi a vez dos trabalhadores da Arcelor Mittal receberem as instruções sobre como identificar um artefato explosivo e quais medidas preventivas devem ser adotadas nesse caso. A equipe já visitou a Fíbria, no último dia 18 de novembro 18, a Petrobras, no dia 20 e a Arcelor, somando cerca de 90 profissionais instruídos.

Foram abordados assuntos como o histórico e origem das Unidades Antibombas, apresentação da Equipe Antibomba da PMES, conceito e evolução das bombas e breve conceituação de operações antibombas, além de apresentação de ocorrências envolvendo bombas e explosivos no Brasil e no mundo e atentados a bomba no ES, observando o cenário atual e perspectivas para o futuro.

“Essa ação faz parte de nossa estratégia de comando. Nós percebemos a importância de ajudar as pessoas a prevenir situações que poderiam colocá-las em elevado risco, auxiliando a preservar vidas e a evitar graves danos materiais. É a Polícia Militar do ES cumprindo seu papel fundamental de proteção à vida por meio da prevenção”, disse o major Pires, subcomandante do BME.

Outro fator importante, segundo o tenente-coronel Ramalho, comandante do BME, é a aproximação entre a PMES e os diversos setores públicos e privados, promovendo um estreitamento de relações que traz como resultado final ações de segurança pública que beneficiarão toda a sociedade capixaba.

As palestras foram conduzidas pelo capitão André, Comandante da COE, que recentemente retornou do Curso Anti Terrorismo, realizado em Portugal. “O Oficial responsável pelas palestras é altamente qualificado no assunto. Retornou há poucos dias da Europa, onde participou de um curso de elevado nível técnico, absorvendo e repassando novas técnicas e conhecimentos. Nós não pararemos aqui. Queremos colaborar para que a sociedade receba, o mais rápido possível, o retorno dos investimentos feitos pelo Governo do Estado na Segurança Pública”, finalizou o major Pires.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard