Governo do Estado do Espírito Santo
19/06/2016 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 11h45

Polícia Militar inicia aplicação do TAF Anual em julho

No próximo mês de julho será iniciada a aplicação do TAF Anual para todo o efetivo da Polícia Militar do Espírito Santo. A aplicação será feita de acordo com o número funcional do militar e acontecerá até outubro deste ano.

Desde a publicação da Diretriz do Treinamento Físico Militar nº 012, no ano de 2014, os policiais militares passaram a ter horários específicos destinados para a realização de atividade física orientada, visando à melhoria da saúde e qualidade de vida, seja no interior do quartel ou fora das unidades, em academias, praças, calçadão, praia e outros locais.

Com a Portaria nº 668-R de 28/01/2016, o Comandando da PMES regulamentou também o horário do expediente em toda a Corporação para a realização do Treinamento Físico Militar (TFM).

Atualmente todo o efetivo da corporação, tanto da administração quanto o operacional possui as horas de TFM como parte da jornada semanal de trabalho.

Já no ano de 2014, com a Diretriz do Treinamento Físico Militar, foi previsto a realização do TAF Anual a partir do ano de 2016. Todo o efetivo então passou a realizar atividades físicas com o objetivo de melhorar o condicionamento físico.

No ano de 2015 foi realizado um TAF por amostragem em todas as Unidades, visando à divulgação da nova tabela do TAF a ser utilizada, bem como a descrição dos novos exercícios cobrados no teste. Na oportunidade, 1190 policiais militares de todas as Unidades realizaram o teste por amostragem, além do Comandante e Subcomandante Geral. Na ocasião quase 80% dos policiais militares que participaram do teste de amostragem alcançaram a média de aprovação.

Já neste ano foi instituída, pelo Comando da PM, a Diretriz do TAF Anual como ferramenta de acompanhamento e aferição da aptidão física essencial à atividade policial militar. Durante a realização do TAF haverá coleta de dados do desempenho e biometria dos policiais militares, além da aplicação do questionário (Par-Q) e verificação de possíveis fatores de risco.

Esse acompanhamento e coleta de dados se fazem necessário a partir de 2016 para verificarmos a evolução dos policiais militares em todos os anos.

Teste de Aptidão Física

Foi definido que o Teste de Aptidão Física (TAF) será realizado em um único dia, através de uma tabela com quatro exercícios. Antes os militares realizavam seis exercícios durante o TAF. Foram extintos os exercícios de barra, meio sugado e os 100m adequando os testes a realidade policial militar.


O TAF Anual em vigor é composto por quatro exercícios: o teste de apoio de frente, força abdominal, agilidade e corrida de 2400 metros.

Os índices da tabela do TAF foram definidos a partir de questões técnicas comprovadas cientificamente e de exigência mínima para execução das funções policias militares.

Em todos os TAF realizados na PMES existem índices de 0 a 10, cabendo o militar obter uma média de acordo com sua faixa etária.

A Diretriz do TAF Anual não acarretará nenhum prejuízo financeiro ou de acesso aos diversos cursos oferecidos pela PM e pela legislação. O militar que não obter a média necessária não será prejudicado em seus direitos previstos em lei.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard