Teve início na manhã desta segunda-feira (02) o 9º Curso de Controle de Distúrbio Civis (CDC), promovido pela PMES. A aula inaugural foi realizada no Quartel do Comando Geral e teve como palestrante o coronel da reserva Dejanir Braz Pereira da Silva.
Prestigiaram o evento o comandante-geral da PMES, coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, o subcomandante-geral, coronel Rogério Maciel Barcellos, o comandante do CPOE, coronel Francisco José Silva Gomes, o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, coronel Eduardo Nunes, o corregedor da PMES, coronel Reinaldo Brezinski Nunes e o subcomandante do CPOM, tenente-coronel Souza Reis, além do coronel da reserva e fundador do Batalhão de Missões Especiais, Juarez Monteiro da Silva.
Durante a abertura das atividades, o coronel Eduardo Nunes apontou uma palavra chave para que os cursistas cheguem ao fim da formação. E a palavra era resiliência, a qual o Diretor de Ensino demonstrou o seu emprego na administração, na área ambiental, na física e sua aplicabilidade na psicologia.
O coronel Nylton demonstrou satisfação por ocasião do início do curso e por rever duas referências para ele na PMES, se referindo aos coronéis Monteiro e Dejanir. Aos alunos, o comandante-geral se dirigiu apontando três características que difere uma tropa especial. A primeira delas era lealdade, com seu subordinado, par e superior. “Durante o curso vocês poderão exercitar essa característica, sendo leais uns com os outros”, destacou o coronel. A segunda característica apontada foi a coragem, “para se posicionar em defesa do que é certo e justo”. E a terceira era o conhecimento, “pois o detentor de conhecimento não tem dúvida no que vai fazer”, declarou o comandante-geral ressaltando que o curso é uma oferta de conhecimento dada pela PMES.
Já o palestrante do dia, coronel Dejanir, destacou que estava ali não por ter aceitado um convite e sim por tê-lo recebido como uma missão. “E missão dada é missão cumprida”, salientou o coronel que falou um pouco da sua vida pessoal e profissional dentro da PMES.
O CDC será realizado na sede da Companhia Independente de Missões Especiais (CIMEsp), em Cariacica e a previsão de término é para o próximo dia 27 de outubro. A formação conta com a participação de 50 alunos. O objetivo é capacitar o policial militar para atuar em operações de controle de distúrbios civis, dentro da técnica e legalidade, difundindo novos métodos, técnicas e táticas de emprego operacional.
Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857