Na tarde da última terça-feira (25), policiais militares do 6º Batalhão, sediado em Serra, identificaram uma tentativa de golpe contra a própria Policia Militar no abastecimento de viaturas. A tentativa se deu em um posto de combustível localizado no município de Serra e vinha sendo levantada pelos militares culminando na prisão de dois frentistas do posto. Além disso, participava do esquema, uma caixa do posto, que está foragida.
Como todo abastecimento e pagamento de combustível se dá através de cartão magnético, mediante apresentação de senha e registro de dados da viatura, bem como registro do motorista, quilometragem e assinatura de conferência, os militares estranharam o fato de existirem notas em aberto, pois não é a forma de pagamento realizada pela PMES.
Os militares do 6º batalhão se depararam com várias notas sendo cobradas, e como cada batalhão tem um fiscal específico para controle de combustíveis, o fiscal do Batalhão da Serra estranhou o fato de haver notas para serem pagas, uma vez que não havia ocorrido problemas no sistema, e todos os pagamentos haviam sido feitos através de cartão e mediante senha, passando então a investigar as notas.
Os militares foram até o posto e descobriram que as notas tinham nome de policiais que não existiam, placas diferentes, placas de viaturas que estavam em manutenção e assinaturas falsas. O prejuízo para o posto girou em torno de R$ 3.300,00 (três mil e trezentos reais), pois a PMES não paga através de notas, somente com o cartão próprio para isso.
Após prosseguir com os funcionários do posto para o DPJ da Serra, eles confessaram que tentavam fraudar o estabelecimento a mais de 3 meses, emitindo notas falsas e recolhendo dinheiro de abastecimento de carros particulares que passavam pelo posto, substituindo as notas para ficarem com o dinheiro.
A Diretoria de Administração de Frotas da PMES informa:
A Diretoria de Administração de Frotas da PMES (DAF), responsável pelo gerenciamento de todos os contratos de manutenção e abastecimento de viaturas da PM, informa que todo pagamento é feito através do cartão de abastecimento da viatura, mediante senha, após coleta de diversos dados para controle e assinatura pelo motorista ou fiscal do batalhão. Esse sistema permite fiscalizar, por exemplo, se uma viatura está consumindo muito combustível, consequentemente, levando-a a manutenção, para uma melhor gestão dos gastos públicos dentro da instituição.
Informa também que existem mais de 35 fiscais em toda a PMES, divididos por áreas, que fazem toda a auditoria dos abastecimentos, inclusive do consumo de combustíveis por viatura.
Por fim, reforça que a PMES somente efetua o pagamento de combustível através de cartão magnético, senha e assinatura do motorista ou fiscal. Informa ainda que o prejuízo foi exclusivamente do posto de combustíveis que foi fraudado.
Informações à Imprensa:
Coronel Antonio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573