Governo do Estado do Espírito Santo
23/05/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 14h09

Polícia Militar homenageia a Coronel Josette por sua passagem à Reserva

A passagem à reserva remunerada de um policial militar é sempre uma oportunidade de se render homenagens e elogios. Afinal, esse é o momento em que um ciclo se encerra na vida daquele servidor público. Desde os iniciais anos de formação policial até os últimos dias no serviço ativo, muitos são os desafios e as dificuldades que acompanham o cidadão que decide ingressar na Polícia Militar do Espírito Santo.

Mas e quando o momento de passagem à reserva remunerada não é de um policial militar, mas de uma policial militar? De uma mulher que, desbravando os preconceitos de sua época, integrou a primeira turma de policiais militares femininos do Espírito Santo? De uma mulher que, de forma inédita nos quadros de policiais combatentes, alcançou ainda na ativa o posto máximo do oficialato na PMES? Que durante os mais de trinta anos de serviço na Polícia Militar exerceu cargos e funções de naturezas tão variadas com a mesma competência e dedicação? Que encerra sua carreira policial como Coronel Diretora de Ensino, Instrução e Pesquisa dessa instituição? Daí então, o momento torna-se ainda mais singular e festivo. Os predicados apontam para a Coronel Josette Baptista, que ingressou na Corporação no dia 9 de Agosto de 1983.

Os policiais militares do Estado do Espírito Santo tiveram o privilégio de conviver e se beneficiar, nesses últimos trinta anos, com o trabalho de uma profissional dedicada e comprometida com a nobre missão da Polícia Militar. Isso porque, para além dos laços de amizade e camaradagem estabelecidos com superiores e subordinados, todos foram beneficiados por sua qualidade mais marcante: o profundo conhecimento, comprometimento e profissionalismo com que tratou as questões de ensino na instituição. O envolvimento da Coronel Josette junto à Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa é de longa data. Mas a sua contribuição maior ficou guardada para os seus últimos anos no serviço ativo, quando exerceu as funções de Diretora Adjunta e de Diretora de Ensino, Instrução e Pesquisa. Se hoje temos cursos de formação, aperfeiçoamento a habilitação estruturados de acordo com projetos políticos pedagógicos alinhados ao que se requer de uma polícia preparada para os desafios contemporâneos da segurança pública e comprometida com os direitos humanos, isso se deve ao seu esforço e às suas competências na área de educação e ensino. Tudo é claro, aliado à sua notória capacidade de liderança e de sensibilização dos profissionais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

Outro aspecto de relevância na trajetória profissional da Coronel Josette, que reforça e demonstra o seu comprometimento e a sua dedicação ao trabalho da Polícia Militar, foi o primoroso desempenho junto ao subcomando de duas grande Unidades Operacionais da Grande Vitória: o 4º e o 7º Batalhões da PMES. Mesmo fora de sua zona de conforto profissional e diante de dificuldades relacionadas à realidade operacional do serviço policial, a Coronel Josette exerceu aquelas novas funções com dinamismo e competência. Com sua transferência para aquelas Unidades Policiais, mudou-se o local e a natureza do serviço que ela comumente realizava, mas permaneceu a mesma valorosa Oficial, pronta para se adaptar aos novos desafios e desempenhá-los com excelência.




Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard